Prefeitura promove reunião com carroceiros para discutir alternativas de trabalho para categoria

A Prefeitura Municipal de Araguari, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, promoveu uma reunião com representantes dos carroceiros do município, a fim de manter aberto o diálogo com a categoria, além de propor soluções para situação dos trabalhadores.

O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira (09), nas dependências da Secretaria de Serviços Urbanos e contou com a presença do Secretário de Meio Ambiente – Hamilton Tadeu de Lima Júnior, do Secretário de Serviços Urbanos – Cândido Costa Arruda e das vereadoras Ana Lúcia Prado (PTB) e Virginia Alcântara (PTB).

Para o Secretário Cândido Costa Arruda, com essa iniciativa, a Prefeitura mostra seu posicionamento em favor de não jogar entulhos e lixos em qualquer local, mas também sua sensibilidade e entendimento à situação dos trabalhadores que dependem desse meio de transporte para executar o serviço.

O objetivo da gestão é manter este diálogo, tanto em relação aos locais de descarga, quanto em relação às necessidades da população. A conciliação traz benefício para todos nós, por isso estamos aqui propondo soluções e alternativas”, destacou o Secretário de Serviços Urbanos.

Para a Vereadora Ana Lúcia, a reunião foi muito proveitosa: “Esse primeiro contato entre a Secretaria e os carroceiros foi muito produtivo; acompanhamos a apresentação de alguns pontos por parte da Secretaria e também ouvimos algumas reivindicações dos carroceiros, que serão acompanhados de perto por nós nas próximas reuniões que serão marcadas”, destacou a vereadora.

Estamos aqui para garantir aos cidadãos carroceiros que eles não estarão desamparados no que tange às iniciativas da Prefeitura Municipal de Araguari. Além de mantermos este diálogo constante, vamos trabalhar juntos para que o nosso meio ambiente não sofra com o descarte ilegal e impróprio de detritos”, esclareceu Hamilton Tadeu de Lima Júnior.

Sobre a reunião e sobre os carroceiros, o Prefeito Marcos Coelho (PMDB) expressou sua preocupação com os profissionais: “Eles [carroceiros] são independentes e geralmente discriminados pela sociedade; porém, a prestação de seus serviços é quase que indispensável. Quem nunca precisou do apoio de um carroceiro? Seja para transportar cargas pesadas a baixo custo ou para o recolhimento de lixo. Em algumas oportunidades, tem sempre alguém acionando esse profissional. O fato é que se essa categoria desempenhar suas funções de maneira correta e tudo dentro da legalidade, eles podem ser muito mais úteis e se tornar um grande ajudante informal na limpeza urbana e na preservação do meio ambiente. E como precisamos deste apoio para manter Araguari limpa e bonita, vamos realizar outras reuniões como a de hoje para que possamos trabalhar em parceria, sem prejudicar nenhum dos lados”, disse Marcos Coelho – Prefeito de Araguari (PMDB).

FOTO:       Secretaria de Serviços Urbanos