Prefeitura inicia operação para retirada de tocos de árvores

A Prefeitura de Araguari iniciou uma operação de retirada de tocos de árvores em bairros e no centro da cidade. São tocos que danificam calçadas, prejudicando a acessibilidade dos pedestres, além do impacto visual.

A ação será executada pela Secretaria de Serviços Urbanos a partir da demanda e estudos apresentados pela Secretaria de Meio Ambiente, caracterizando uma ação conjunta entre as duas pastas. Os locais que serão alvo da operação incluem ruas do centro, como Avenidas Minas Gerais, Mato Grosso, além de ruas de bairros da cidade.

Após a retirada, a Secretaria de Meio Ambiente fará um estudo para o plantio de um novo tipo de árvore com raízes pivotantes (neste caso é possível detectar com clareza uma raiz principal distinta das raízes secundárias), indicada para o espaço urbano, assim que iniciar o período chuvoso.

Cândido Costa Arruda, Secretário de Serviços Urbanos, destacou a importância da operação “arranca toco”: “Iniciamos a operação ‘arranca toco’ para a retirada do restante das árvores que foram subtraídas; esse material retirado é destinado ao aterro sanitário. Após a retirada, a equipe realoca a terra retirada e neste local será replantado, durante o período chuvoso que se aproxima, uma nova árvore adequada para os logradouros públicos”, explicou o Secretário.

Sobre a retirada dos tocos que estão muito próximos do meio-fio e do asfalto, o Secretário explicou que neste primeiro momento eles não serão retirados.“Os tocos que se encontram muito próximos aos meios-fios, e também com raízes expandidas para o asfalto, não serão retirados nesta primeira operação para que não aconteça nenhum dano nas calçadas e também no asfalto”, frisou Cândido Costa.

O Secretário destacou que o estudo para novos plantios está sendo feito de forma minuciosa, uma vez que há pouco apoio da população para cuidar das árvores. “Estão sendo avaliadas condições de manutenção e períodos favoráveis para o plantio de novos espécimes nos locais que foram retirados os tocos. Mas gostaríamos de solicitar a toda a população que aguardem o plantio no período chuvoso e que não plantem árvores frutíferas nos locais, para que, futuramente, esse novo indivíduo arbóreo tenha que ser retirado por algum tipo de problema, como por exemplo raízes que danificam as vias públicas, ” destacou o Secretário de Serviços Urbanos.

FOTO:                ASCOM – SECRETARIA DE GABINETE