Prefeitura empreende ações contra o Aedes Aegypti

O Ministério da Saúde lançou no último dia 28 de novembro a campanha 2017/2018 de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Instituiu, também, o dia 8 de dezembro como o Dia D, marco nacional de combate ao mosquito.

Em Araguari, a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses, tem realizado diversas ações ao longo do ano para diminuir e controlar as infestações. E amanhã, no dia 9, será realizada uma caminhada às 8:00, sendo a concentração na Praça Getúlio Vargas. A ação que tem como principal objetivo a mobilização da população para o combate ao mosquito transmissor de graves doenças virais, passará pelas ruas centrais, re tornando à Praça Getúlio Vargas.

Mesmo embora o número de casos de Dengue na cidade tenha caído assustadoramente, de 1.532 casos em 2016 para 13, em 2017, até o momento, as ações continuam sendo intensificadas, em especial nesse período de chuvas.

No dia de hoje, 8, foi realizada uma Blitz educativa nos semáforos da Av. Minas Gerais, próximo ao IMEPAC – Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos, e também próximo ao Mercado Municipal. Também foram realizados mutirões de limpeza, palestras em escolas e em empresas, todos com o intuito de mobilizar e atuar para a redução constante das transmissões.

O Coordenador do Controle de Zoonoses, Vicente de Paula Marques de Oliveira, falou da importância dessas ações continuadas: “Todo o trabalho de educação junto à população intensifica o resultado positivo. A população, aos poucos, vai se conscientizando. É preciso que todos fiquem vigilantes para não dar trégua ao mosquito,” salientou.

O Secretário de Saúde conclama toda a comunidade para participar das ações que pretendem reduzir as possibilidades de redução do Aedes Aegypti. “Convidamos a todos que participem da caminhada. O combate à Dengue é um empenho coletivo, sério e que deve ser realizado todos os dias. Estamos buscando junto à população uma ação conjunta do governo; somente assim conseguiremos o controle ideal da doença em nosso município,” proferiu João Batista Arantes da Silva.

Marcos Coelho (PMDB) ressaltou que a responsabilidade por uma cidade sem o mosquito que transmite tantas doenças é de todos nós. “Que possamos cada um fazer a nossa parte, falando também com amigos e vizinhos, tomando conta do quintal, do terreno, limpando calhas, etc. Quem ganha somos todos nós!, finalizou o Prefeito Municipal.

FOTO:  ASCOM - Secretaria Municipal de Gabinete