Prefeitura de Araguari retoma cirurgias de Catarata

Convênio com Santa Casa possibilita que 133 pessoas possam realizar a cirurgia em 2018.

A Prefeitura de Araguari, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Santa Casa, dará início, na próxima quinta-feira, 25, às cirurgias de catarata. O procedimento será retomado por meio do convênio 007/2017, de 22 de dezembro de 2017, cujo recurso financeiro é no valor de aproximadamente R$ 200 mil, com previsão de execução durante todo o ano de 2018.

O valor creditado a essas cirurgias foi direcionado pela emenda do Deputado Federal Tenente Lúcio (PSB). “Reitero minha fala quanto ao compromisso do Prefeito Marcos Coelho, que nos leva a querer sempre investir na saúde do povo de Araguari Dessa feita, queremos oferecer a oportunidade para atender a demanda reprimida nos cadastros da Secretaria de Saúde de Araguari”, comentou o parlamentar.

Na primeira fase, serão realizadas 120 cirurgias de catarata, sendo 40 ao mês. Na segunda fase, serão mais 13 cirurgias, com término previsto até 31 de dezembro”, explicou Dra. Daniela Henriques Soares Debs, gestora da Santa Casa de Misericórdia de Araguari.

Na fila, homens e mulheres buscam, por meio da cirurgia de catarata, o retorno a uma visão não deturpada, clara e de mais qualidade.

A Secretária Interina de Saúde, Thereza Christina Griep, externou sua satisfação na realização destas cirurgias, há muito aguardada por pacientes do SUS.

O município de Araguari finalmente poderá realizar o mutirão de cirurgias de catarata de tantos pacientes, muitos deles na fila, à espera, há muito tempo. Nós, da atual gestão, nos sentimos felizes por podermos proporcionar a essas pessoas uma visão melhorada, em que as imagens podem ter qualidade e aumento de brilho e cores”, a Secretária informou.

A cirurgia de catarata é bastante simples para os pacientes, sendo realizada de 6 a 8 minutos. O paciente geralmente recebe alta logo em seguida, podendo retornar à sua rotina sem maiores dificuldades, pois o pós-operatório da cirurgia é tranqüilo.

Nessa próxima quinta-feira, 20 pacientes passarão pela cirurgia de catarata, quando poderão contar com suporte e apoio necessários por toda equipe de médicos. Em breve, outros pacientes também serão operados, até que tenhamos as 133 cirurgias estabelecidas no Convênio com a Santa Casa”, disse Marcos Coelho (MDB), prefeito de Araguari.

FOTOS:             Divulgação