Prefeitura de Araguari recompõe Conselho Municipal de Educação

Araguari recompões mais um reforço no setor de educação com a nomeação, na tarde desta sexta-feira, 7, do Conselho Municipal de Educação, que tem como objetivo estabelecer diretrizes e encaminhamentos para garantia de um ensino de qualidade para os araguarinos.

 

O Conselho é composto por representantes da Secretaria Municipal de Educação, de professores, especialistas, técnicos, diretores escolares, funcionários, pais de alunos, bem como representantes do Sistema Estadual de Ensino, da rede educacional privada, do ensino superior, Conselho Tutelar e da Câmara Municipal de Araguari, nomeados por Decreto do Prefeito, atendendo ao princípio da gestão democrática do ensino, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

 

Dentre suas funções, o CME pode autorizar o funcionamento de escolas e cursos, propor normas pedagógicas e administrativas, e participar da definição das políticas públicas da educação no município de Araguari por meio de acompanhamento e orientação do Plano Municipal de Educação.

 

Este Conselho irá causar grande impacto em nossa educação, pois todas as escolas serão devidamente regularizadas e reconhecidas, e passarão a ter gestão fiscalizada de perto pelos conselheiros e profissionais da área”, destacou Rejane Cristina Rúbio Rodrigues da Cunha, Presidente do Conselho Municipal de Educação.

 

O Conselho deverá funcionar com funções consultivas, normativas e deliberativas, por meio de 15 titulares e 15 suplentes, que irão atuar no monitoramento do padrão das escolas, credenciando-as e reconhecendo-as como unidades de ensino legítimas.

 

A rede municipal de ensino de Araguari possui atualmente 68 escolas, sendo 16 municipais, 16 CEMEIs, 02 filantrópicas, 15 particulares e 19 estaduais.

 

Quando assumimos a administração municipal, fiz um levantamento em todas as áreas e percebi um déficit na Educação. Por isso, nossa preocupação na atual gestão é investir cada vez mais para que nossas crianças e jovens tenham um ensino de qualidade”, ressaltou o Secretário de Educação, Werley Macedo.

 

O poder público, quando agrega os Conselhos para próximo de si, só tem ganhos. Queremos que os conselheiros possam interagir de verdade conosco, para que o público final seja beneficiado e a educação tenha bons índices”, afirmou o Prefeito Marcos Coelho (PMDB).

FOTO:                Secretaria de Educação