Prefeitura de Araguari orienta sobre cuidados com animais peçonhentos

Preocupada em evitar acidentes com animais peçonhentos, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Saúde, orienta a população araguarina a cuidar de quintais e varandas, efetuando limpezas periódicas como medidas preventivas. Não acumular entulhos, caixas de papelão, ferro velho, tijolos e telhas, vedar ralos e portas que evitam a entrada dos animais nas casas, manter berços e camas afastados das paredes, bater colchões antes de se deitar são também alguns cuidados a serem observados, entre outros.

Também se deve sempre verificar roupas e calçados antes do uso, pois esses bichos podem estar escondidos, por se tratar de lugar geralmente úmido e escuro. O cuidado deve aumentar, principalmente em períodos chuvosos, pois há um aumento desses casos, principalmente com escorpiões, aranhas e cobras que se adaptam e proliferam mais nessa época do ano.

Em nosso município, no período de janeiro a novembro de 2017, houve 154 casos com animais peçonhentos, mas nenhuma ocorrência com morte.  Foram 94 acidentes com escorpiões, 27 com cobras e 33 notificações com outros tipos de animais peçonhentos, como aranhas, lagartos, e abelhas.

E nessa época de chuvas torna-se mais perigoso, pois os animais são obrigados a saírem de seus esconderijos, buscando novo abrigo,” explicou o Secretário de Saúde, Doutor João Batista Arantes.

O Secretário também destacou que a maioria dos acidentes ocorre na zona rural. “A melhor forma de evitar acidentes é adotar a prevenção sempre. Moradores de área rural e trabalhadores da agricultura não podem deixar de usar luvas de raspa de couro e botas ao entrarem em matas ou plantações. Esse cuidado já diminui muito o risco de um acidente, pois sabemos que a grande maioria das picadas acontece nas mãos e, nas pernas, abaixo do joelho.” frisou Doutor João.

O Prefeito Marcos Coelho de Carvalho (PMDB) alertou a população que, caso ocorra um acidente com algum animal peçonhento, que procure rapidamente a UPA – Unidade de Pronto Atendimento., “É muito importante, no caso de ser picado, procurar, rapidamente, por socorro. Coloque o membro atingido numa posição mais elevada do corpo, que deve ser lavada somente com água e sabão. Procure observar as características do animal que efetuou a picada, pois assim você ajudará o profissional que efetuará seu atendimento,” concluiu.

FOTO:           ASCOM – Secretaria Municipal de Gabinete