Prefeitura de Araguari entrega prêmios para alunos ganhadores do Projeto Social da ETE Central

A Prefeitura Municipal de Araguari, através da SAE – Superintendência de Água e Esgoto, realizou um projeto nas escolas de nossa cidade. Foi apresentado aos alunos o conceito de que é a Estação de Tratamento de Esgoto e quais as conseqüências que ela produz para a cidade.

Todas as escolas foram convidadas a participarem do projeto que, ao final da 2ª etapa, premiaria o aluno que fizesse a melhor logomarca do projeto e as duas melhores redações.

Esse Projeto de Trabalho Social é uma exigência da Caixa Econômica Federal e do Ministério das Cidades, justificado pelo fato de que todo projeto de engenharia necessita ter um trabalho social, principalmente no entorno da obra. Dessa forma, trabalhamos com alunos a conscientização sobre os benefícios que a estação de tratamento de esgoto traz para uma cidade sustentável,” explicou Nayara da Silva Hathenher, Coordenadora do projeto, que é constituído de 3 fases.

A 1ª fase é o Projeto de Trabalho Social Preliminar; a 2ª etapa, a atual, é o Projeto de Trabalho Social. E a 3ª e última etapa, a ser realizada no próximo ano, é o Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial.

O Colégio mais próximo da Obra é o Colégio Nacional. Lá, foi proposto aos alunos que eles pensassem em como seria um mundo com um tratamento de esgoto sustentável. O aluno ganhador da melhor logomarca, Villian Henrique Soares Adão, 14 anos, 8º ano, foi premiado com um tablet, e explicou que na hora da criação imaginou uma cidade perfeita, “Aprendemos que uma cidade sustentável é aquela que respeita e preserva o meio ambiente. O futuro de nossa cidade está em nossas mãos; uma cidade sustentável traz mais qualidade de vida para os moradores,” disse.

Nas outras escolas da cidade, foi proposto que os alunos fizessem redação com o tema: Que benefícios a Estação de Tratamento de Esgoto Central trará para Araguari, e de que forma você pode contribuir para uma cidade mais limpa e sustentável?

Duas redações foram escolhidas, ambas da Escola Estadual Paes de Almeida. O primeiro lugar ficou com a aluna do 9º ano, Maria Luiza de Marilac Faria Alves, de 14 anos, que foi premiada com uma bicicleta. O segundo lugar ficou com a aluna do 8º ano, Vanessa Maria Ramos da Silva, de 14 anos, que foi premiada com um tablet.

Todos os prêmios foram cedidos pela empresa responsável da obra da ETE, a PREFISAN Engenharia.

André Reis, Superintendente da SAE, fez a entrega dos prêmios aos alunos e se mostrou muito orgulhoso de ver o empenho dos alunos, “Participar de projetos sociais como esse é muito gratificante. É muito bom saber que nossas crianças já estão com pensamento tão forte na preservação do meio ambiente,” destacou.

O Prefeito Marcos Coelho (PMDB) destacou a importância de uma cidade sustentável nos dias de hoje, “Nossa principal preocupação tem a ver com respeitar e preservar a natureza. Dessa forma, estamos implantando medidas para melhor aproveitamento dos recursos e principalmente com foco na preservação da natureza,” enfatizou.

Redação ganhadora do 1º lugar:

Nome: Maria Luiza de Marillac Faria Alves

Escola Estadual Paes de Almeida                      Série : 9º A

Professora : Gracimeire – Língua Portuguesa

ETE – Um sistema que beneficia a sociedade

Pode – se começar a abordar o assunto apontando o objetivo de uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) nas cidades, sendo ela para: coletar o esgoto de residências e por meio de um longo sistema de tubos subterrâneos, ser tratado.

No entanto, muitas pessoas se perguntam qual motivo e qual a importância de uma Estação de Tratamento de Esgoto em sua cidade... Trata-se de um sistema para tratar, podendo assim, devolver ao meio-ambiente e lançar em rios, lagos ou no mar, objetivando reproduzir em um menor espaço de tempo a capacidade dos cursos d’água de decompor naturalmente a matéria orgânica.

Quando o esgoto não é tratado e não passa pelos processos de tratamento de uma ETE, pode poluir rios e fontes, afetando os recursos hídricos e a vida vegetal e animal, ou, causar grandes danos à saúde pública por meio de transmissão de doenças, como verminoses, hepatite, disenteria, leptospirose, dengue e muitas outras.

Pode-se, também colaborar com a ETE ao evitar o descarte de objetos utilizados no cotidiano, como: o descarte de absorventes, papeis higiênicos, alimentos, fraldas, cigarros, preservativos ou outros dentro do vaso sanitário.

Ao colaborar com o tratamento de esgoto em sua cidade, se colabora com a limpeza e saúde pública da população, fazendo que sua cidade se mantenha limpa e saudável com o tratamento correto do material orgânico vindo do esgoto e enfatizar a ideia de uma cidade limpa, agradável e livre de doenças.

FOTO: ASCOM