Prefeitura de Araguari e SEBRAE realiza “Feira Jovem Empreendedor” com alunos do Ensino Fundamental

Com o objetivo de preparar o aluno para ser um cidadão consciente e autônomo, a Prefeitura Municipal de Araguari, por meio da Secretaria de Educação vem desenvolvendo, desde o início do ano, em parceria com o SEBRAE, o Programa Nacional de Educação Empreendedora. E, na tarde dessa última sexta-feira, 01, realizou a Feira Jovem Empreendedor.

Participaram alunos dos Centros Educacionais Municipais Justino Rodrigues da Cunha e João Pedreiro, que contaram com o apoio da Analista do SEBRAE Beatriz Bertoldo.  A Feira buscou alcançar um público com educadores que atuam com potencial empreendedor na faixa etária de 6 a 14 anos, com o objetivo de promover e desenvolver a cultura empreendedora nas instituições de Ensino Fundamental.

A missão da escola é a formação de cidadãos para o mundo. Assim, entende-se que ela deve formar em seus alunos as competências necessárias para que eles sejam adultos bem-sucedidos. Ou seja, a educação empreendedora pretende ser um diferencial na preparação para o mercado de trabalho. E a Feira traz benefícios imediatos àqueles alunos que dela participam, pois são estimulados a ter idéias criativas, a ter persistência, comprometimento e autoconfiança.

“Os alunos que participaram da Feira foram levados a pensar e agir de modo empreendedor, tendo sido a própria Feira uma atividade prática, vivencial, de todo o conteúdo adquirido ao longo do ano,” comentou o Secretário de Educação, Werley Macedo. Além disso, ressaltou ele que a oportunidade de disseminação das práticas empreendedoras desenvolvidas pelos alunos demonstraram suas potencialidades, e abrindo, inclusive, portas para novas oportunidades para o mundo do trabalho e dos negócios.

A autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida são fomentados pelo Programa Nacional de Educação Empreendedora do SEBRAE. E a proposta de atendimento a demanda que desperte nos educandos o ato de empreender surge naturalmente. “O município que insere a cultura empreendedora na escola dá um grande passo, em minha opinião. Pois os alunos puderam experimentar práticas que os levarão a ter um comportamento empreendedor na vida. Acreditamos que a educação empreendedora pode transformar e estimular habilidades e comportamentos empreendedores e incentivar o espírito de coletividade. Estamos dando todo suporte necessário.” relatou a Analista do SEBRAE Beatriz Bertoldo.

Na Feira, foram comercializados vários produtos de acordo com o projeto de cada escola. Esses projetos foram desenvolvidos em oficinas que foram ministradas pelos colaboradores do SEBRAE.

No Centro Educacional Municipal Justino Rodrigues da Cunha, o projeto visou a comercialização de produtos oriundos do leite, mandioca e tomate. Também foram comercializados vários tipos de artesanatos e conservas de pimentas. No Centro Educacional Municipal João Pedreiro o projeto focou em produtos naturais, como sanduiches, saches perfumados e saquinhos de pimentas cruascultivadas pelos alunos na escola com a ajuda dos pais e das comunidades.

O Prefeito Marcos Coelho de Carvalho (PMDB) ressaltou a importância de feiras como essa para nossas crianças, “Incentivar o empreendedorismo desde cedo é muito motivador. Já vemos crianças que ter um grande perfil empreendedor. Com feiras como essa, podemos descobrir talentos natos de grandes empreendedores que irão contribuir para o futuro de nossa cidade. concluiu.

FOTO:       Secretaria Municipal de Educação