Prefeitura apresenta balaço dos 100 dias de governo

A prefeitura de Araguari completa nesta segunda-feira (10 de abril) 100 dias do mandato do prefeito Marcos Coelho (PMDB).  Na presença de secretários, e demais titulares do primeiro escalão, além dos vereadores, ex-prefeitos, Marcos Coelho aproveitou o ‘Café com Informação’ para dar destaque à data e para fazer a prestação de contas do que já foi feito até agora, apresentando também novos projetos para Araguari.

A escolha das prioridades levou em conta um levantamento da situação, feito pela Secretaria de Gabinete, em que a nova administração recebeu a prefeitura. Este levantamento foi realizado desde os primeiros dias de contato dos secretários, prefeito e vice-prefeito com a atual realidade da administração municipal.

Em seu pronunciamento, o chefe do Executivo afirmou que o governo municipal está conseguindo enfrentar todas as adversidades. Para o prefeito, a data de hoje serve para que o poder público e toda a sociedade façam uma reflexão dos rumos que Araguari está tomando.

Foram 100 dias corridos o verdadeiro período de transição da nossa administração, sem interromper o ritmo do nosso trabalho. Acredito que seja importante que na data de hoje façamos uma reflexão sobre os avanços conquistados neste curto período, e também reconheçamos a maneira a qual caminhamos para chegar até aqui, enfrentando todos os desafios desde 1º de janeiro”, observou.

Thereza Cristina Griep – Secretária Municipal de Administração, disse que a participação da sociedade foi um dos fatores responsáveis para que Araguari saísse do ponto de estagnação.

Comprometimento, transparência e trabalho – através dessas três palavras, estamos caminhando e mantendo o foco na busca de restabelecer a confiança dos araguarinos. Já conseguimos resgatar a credibilidade de Araguari a nível federal. Conseguimos religar a máquina pública. Também conquistamos a parceria do governo estadual. É importante destacar também que a sociedade tem contribuído bastante para que façamos uma gestão transparente e, acima de tudo, eficiente”, ponderou Griep.

O prefeito detalhou as principais ações nestes 100 dias de governo, elencando todas as áreas. Na infraestrutura urbana, entre as principais frentes de trabalho neste período, está o início das obras da ETE Central.

Outras ações importantes e que foram colocadas como prioridade neste início de gestão foi a retomada do serviço de tapa-buracos, que até agora já conseguiu tapar mais de 5 mil buracos; manutenção de mais de 1.100 lâmpadas; revitalização de praças e avenidas; convocação de cerca de 150 aprovados em concursos públicos e a retomada da construção da sede própria da Secretaria de Meio Ambiente.

Na área da Saúde, a atual gestão municipal conseguiu viabilizar a entrega, logo nas primeiras semanas, de uma nova ambulância; regularizou e está fazendo a reposição de medicamentos na Farmácia Municipal; garantiu o pagamento de repasses atrasados à Santa Casa, UPA e Hospital Santo Antônio.

Na busca de contemplar as famílias diminuindo o déficit habitacional, foi feito um novo convênio com a COHAB, onde serão construídos novos conjuntos habitacionais, tanto no município-sede quanto nos distritos de Amanhece e Piracaíba.

A nova gestão também garantiu o pagamento de repasses atrasados de 2016 conforme o final da auditoria nas contas públicas, e destacou que os fornecedores que prestam serviços à Prefeitura no ano de 2017 estão recebendo em dia.

Nos primeiros dias também se destacam a solução do transporte público, a negociação de dívidas na Rodoviária e no Aeroporto, além da solução dos repasses de multas de trânsito ao município.

Na Educação, a prefeitura já colocou em andamento projetos importantes que vão garantir o pleno desenvolvimento e a retomada do progresso para Araguari.

Dr. Clayton Fernandes – Vice-Prefeito (PSB), destacou a importância da imprensa nos 100 dias de governo.

Destaco hoje a importância da imprensa tanto de Araguari, quanto da região nestes 100 dias de governo, não apenas divulgando nossas ações, mas mostrando-nos a realidade do município com críticas e apontamentos. Gostaria de destacar também que estou com o prefeito Marcos Coelho em todas as decisões; posso não aparecer na mídia, mas estou fiscalizando todas as ações, principalmente na Secretaria de Saúde”, destacou Clayton.

Fazendo um balanço dos primeiros 100 dias de Administração Pública, o Secretário Municipal de Governo, Rafael Guedes, destacou que a grande característica desta nova administração é a austeridade administrativa, com um controle efetivo dos custos, objetivando voltar a realizar investimentos em prol da população.

Foi com a certeza de um futuro melhor e a crença inabalável de que Araguari pode ter um futuro brilhante e sustentável que enfrentamos estes primeiros 100 dias”, enfatizou o Secretário, destacando a superação das dificuldades encontradas.

Recebemos uma cidade que estava abandonada. Para qualquer bairro que se olhava, lá estavam os moradores há tanto tempo abandonados. E os problemas esperavam por solução: buracos, poeira, lixo, mato, falta de esgoto, falta de iluminação. A lista não tem fim. Contudo, Araguari é muito maior que seus problemas”, disse o Secretário Municipal de Governo.

Sabemos que temos muitos problemas a resolver e estamos, em equipe, buscando as soluções necessárias. As cobranças são intensas e sabemos da nossa responsabilidade. Já estamos conseguindo algumas vitórias. Seguimos em frente com confiança em nossa equipe e muita vontade de trabalhar, trabalho honesto, transparente e comprometido com todos os araguarinos”, finalizou Marcos Coelho.

FOTOS:                ASCOM – Secretaria Municipal de Gabinete