Prefeito Marcos Coelho e Secretários Municipais acompanham oficialização da compra da Selecta em Goiânia

A empresa sul-coreana CJ CheilJedang oficializou hoje a aquisição de 90% da companhia brasileira Selecta, que era controlada pela chilena Corpesca. O negócio envolveu US$ 321,3 milhões, que serão pagos à vista aos chilenos. A Selecta, que tem sede em Goiânia (GO) e uma filial em Araguari, fatura US$ 360 milhões e fabrica ingredientes à base de soja para ração animal e outros derivados de soja destinados a indústrias de alimentos e química. A solenidade foi acompanhada pelo Prefeito Marcos Coelho (PMDB), Júberson dos Santos Melo – Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo e pelo Secretário de Obras – Jaime Battaglini.

Em comunicado, a CJ CheilJedang informou que estabelecerá uma estrutura de negócio para a fabricação de proteína de soja concentrada e de farelo de soja fermentada. A empresa afirmou ainda que, com base em sua tecnologia na área de fermentação e enzimas, poderá também expandir seu portfólio para áreas como suíno, frango e peixes.

O objetivo do grupo sul-coreano é expandir a capacidade de produção da Selecta em 50%. Atualmente, a Selecta tem uma capacidade de esmagamento de R$ 700 mil toneladas de soja por ano e a filial de Araguari receberá investimentos na ordem de R$250 milhões.

Estamos hoje acompanhando a oficialização da compra da Selecta pelo Grupo CJ CheilJedang em Goiânia, e ficamos satisfeitos ao saber que serão investidos cerca de R$250 milhões de Reais, o que irá gerar cerca de 150 novos empregos para a cidade de Araguari ainda neste segundo semestre de 2017”, destacou Júberson dos Santos Melo.

O grupo CJ CheilJedang, que tem faturamento anual na casa dos US$ 30 bilhões, foi fundado em 1953 como afiliada da Samsung, e se tornou um dos líderes de vendas no setor alimentício, especialmente nos segmentos de açúcar, farinha e óleo. Hoje, a empresa tem negócios nas áreas de ingredientes para indústria, pecuária, alimentação e biociência – como produção de lisina (aminoácido destinado à nutrição animal). No Brasil, a coreana tem negócios na área de trading de soja, logística e em biociência, com uma fábrica no interior de São Paulo.

A aquisição da Selecta pela CJ acarretará em um grande avanço para nosso município. O investimento em torno de R$250 milhões de Reais na filial de Araguari trará grandes benefícios para os produtores de soja do município, oferecendo cerca de 150 novas vagas de emprego aos araguarinos, e levando o nome da nossa cidade para lugares ainda mais distantes”, finalizou o Prefeito de Araguari, Marcos Coelho (PMDB).

FOTO:                ASCOM – Secretaria de Gabinete

LEGENDA:         Autoridades araguarinas com Diretor Administrativo, Cristiano Silva e o CEO da CJ CheilJedang, Sr. Chul Ha Kim.