PREFEITO E SUPERINTENDENTE DA SAE RECEBEM IMPRENSA

Na tarde desta segunda-feira (09), Prefeito Municipal, Marcos Coelho, e o Superintendente da SAE, Dr. André Reis, juntamente com  a representante do Departamento de Contabilidade da SAE, Luciene da Silva Andrade, Secretários Municipais e Vereadores, receberam a Imprensa local em coletiva para apresentarem  alguns assuntos referentes à Superintendência de Água e Esgoto de Araguari - SAE.

Dr. André Reis apresentou o levantamento feito até o dia de hoje da situação que se encontra a autarquia ressaltando que o total de dívidas apuradas até o momento, é da ordem de R$ 3.600.000,00. “Efetuamos o  pagamentos referentes a empréstimos consignados e Fundo de Garantia, obrigatórios por lei, mas não conseguimos efetuar o pagamento dos servidores públicos municipais, o que deverá acontecer na próxima terça ou quarta-feira, ou mais tardar” ressaltou Reis.

Dentre as dívidas apuradas, o debito com a  CEMIG é a maior deles, devido ao atraso com o pagamento desde o mês de setembro de 2016, gerando o valor de R$ 2.300.000,00. “Vamos procurar a CEMIG para fazer uma negociação de parcelamento do valor em débito. Além da estatal, a SAE deve empresas de prestação de serviço terceirizadas, como empresas de bomba. Tais empresas, que também fazem conserto e reparos nas rede de água e esgoto da cidade, nos informaram que somente farão outro serviço após pagamento do debito atrasado”, destacou o Superintendente.

Ao ser questionado sobre a pela qual a SAE ainda não fez o pagamento dos servidores municipais, cuja folha é de R$ 520.000,00, Reis explicou que o sistema da SAE, na virada do ano, não consegue emitir novas faturas, que gerariam novas contas para posterior arrecadação. “Constatamos que o sistema não gerou novas cobranças, ou seja, não pagamos porque não arrecadou”, resumiu o Superintendente. Ainda sobre essa questão, um novo sistema também deverá ser adquirido para que problemas como esse não surjam novamente.

ETE – Estação de Tratamento de Esgoto Central

Sobre a ETE, Estação de Tratamento de Esgoto Central, a contrapartida do município é de 7 milhões, os quais já estão depositados, e poderão ser gastos somente para essa finalidade. André Reis ressaltou que, “Batalhão Mauá iniciou a obra, paralisada no momento, a qual deverá ser retomada logo”. Acrescentou que haverá uma reunião com os envolvidos diretamente na ETE Central na próxima terça-feira (10), e tão logo tenha informações das decisões tomadas, fará comunicação para toda a imprensa.

Falta de água

Sobre a falta ou outros problemas de água em alguns bairros da cidade, questionamento feito durante a Coletiva, Dr. André Reis disse que uma bomba, após ser queimada, foi recuperada em um dia e meio. Disse ainda que desconhece problemas mencionados de outros bairros, promentendo resolver a contento as dificuldades apresentadas.

Reparos da SAE nas vias urbanas

Com referência à massa asfáltica para reparos nas vias urbanas, após reparo da SAE na rede de esgoto,  informou que a autarquia não possui nenhuma quantidade de asfalto em reserva e que o mais rápido possível será aberto um processo de licitação para aquisição da matéria prima.

Inadiplencias

Sobre o grande número de inadimplentes com a SAE,  Dr. André Reis disse que pretende elencar os 1000 maiores devedores, notificá-los, e orientar aos servidores para que se proceda o corte, que deverá acontecer de forma igualitária. “Vamos fazer um levantamento dos principais devedores e iremos tomar medidas legais, de maneira igualitária”, destacou o superintendente.

Secretária de Administração

A Secretária de Administração, Thereza Cristina Griep, foi então questionada durante a coletiva sobre a volta do “pão e leite” do funcionalismo público, interrompidos desde o mês de março de 2016. Griep informou que foi feita a suspensão às empresas fornecedoras, para que se possa primeiro liquidar, pelo menos em parte, a dívida, cujos valores são de R$ 111.000,00 e R$ 137.000,00, aos fornecedores do leite e do pão, respectivamente.

Durante sua explanação a secretária apresentou documentos que comprovam que no dia 02 de janeiro de 2017, foi feito pagamento no valor de R$ 2.200.000,00 a várias empresas fornecedoras da Prefeitura Municipal, ato esse realizado ainda pela gestão anterior. “Tal fato não poderia ter acontecido, acionamos o jurídico da prefeitura e por meio da auditoria a ser realizada pela UFU, será checada responsabilidade do valor de repatriamento, utilizado para o pagamento de tais despesas” destacou Griep.

Prefeito Marcos Coelho

Finalizando a  coletiva, o Prefeito  Marcos Coelho demonstrou a sua preocupação com dívidas deixadas pela administração anterior. “Com base nos documentos e levantamentos que estamos fazendo é necessário ter toda cautela possível até que os resultados da Auditoria da UFU sejam conhecidos. Dados mais precisos são importantes para que se tenha conhecimento da real situação de débito da Prefeitura e que medidas legais possam ser tomadas”, finalizou o Prefeito.