Prédio do Aeroporto de Araguari é danifico

Na tarde do dia 05 de janeiro de 2017, uma das Palmeiras Imperiais que faz parte do jardim do Aeroporto de Araguari, caiu sobre o telhado do prédio central. 

O Aeroporto Municipal está sob a tutela da Secretária de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbano, e segundo o secretário Luiz  Antônio Lopes, a questão das palmeiras do Aeroporto já havia sido discutida, no segundo dia de trabalho do novo gestor. 

Após o incidente, foi comprovado através de documentos a autorização para o corte desta palmeira, desde o ano de 2014, e também a retirada de outro exemplar, que se encontra condenada, por  laudo expedido também em 2014. 

Lopes,  salientou que a Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana  irá realizar  um novo estudo juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente, sobre as demais palmeiras e ressaltou ainda que, se houver a real necessidade da retirada de outros exemplares, será realizado um estudo para o plantio de espécies nativas do Cerrado Mineiro. 

“Já estávamos trabalhando desde o segundo dia de mandato, na possibilidade da retirada de algumas palmeiras que se encontram com  a base prejudicada, e qual foi a nossa surpresa com esse incidente desta tarde, e maior ainda foi a surpresa ao descobrir que já havia a autorização para a retirada justamente desta palmeira que caiu, desde o ano de 2014. Se o laudo e a autorização tivessem sido cumpridos, não estaríamos passando por essa situação. A negligencia poderia ter levado ao um incidente maior, caso houvesse vitimas.” Destacou Lopes.

 

Patrimônio Histórico

 

O  prédio central do Aeroporto é tombado como Patrimônio Histórico do município de Araguari, e após o incidente a Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbano, entrou em contato com a FAEC – Fundação Araguarina de Educação e Cultura, através do seu presidente Jean Carlos Laverdi. 

Laverdi salientou que entrará em contato com o Conselho de Patrimônio Histórico e com o Departamento de Patrimônio Histórico para que seja  realizado o restauro de acordo com as normas estabelecidas para prédios tombados.  

“Faremos juntamente com a Secretária de Obras, Secretária de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana e Conselho de Patrimônio Histórico, um estudo para que possamos iniciar a obra de restauro o mais rápido possível, pois não podemos deixar que nosso Patrimônio Histórico se degrade por negligência. Temos que preservar, para que  nossas futuras gerações possam conhecer a nossa história”, finalizou Laverdi.

 

Fotos: Assessoria de Comunicação da 3ª CIA BM