Polícia Militar recebe novas viaturas e reboques para o meio ambiente

Solenidade também contou com a inauguração de três salas

Na manhã dessa quinta-feira (22/06), o 4º Pelotão de Polícia Militar do Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário recebeu do Ministério Público de Meio Ambiente, através da Promotora Lílian Tobias, três viaturas, 2 carretinhas para condução de embarcação, reformas de dois barcos, além de inaugurar três salas, uma das quais será para o PROGEA – Programa de Educação Ambiental que hoje atende em torno de 1.200 alunos de escolas públicas de Araguari.

A solenidade de entrega ocorreu na sede do 4º Pelotão MAT e contou com as ilustres presenças do Comandante da 9ª Região da Polícia Militar, Comandante da 9º Companhia de Polícia Militar Independente de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário, autoridades militares, secretários municipais, prefeitos de municípios vizinhos, dentre outros.

O custo total da obra, dos equipamentos e das viaturas é de mais de R$ 422 mil reais, “o que dará suporte e apoio tanto na área ambiental, quanto no patrulhamento nas usinas, nas vicinais, prevenindo a questão da caça, crime da fauna, da flora, da pesca predatória”, comentou o Comandante do 4º Pelotão, Ivanir Clementino de Brito.

A Promotora de Meio Ambiente, Dra. Lílian Tobias, falou do esforço conjunto para que fosse feita a entrega dos bens e da construção à Polícia de Meio Ambiente. “Com o intuito de melhorar a estrutura e ajudar e intensificar o trabalho realizado pelo 4º Pelotão, fizemos aportes através dos Termos de Ajuste de Conduta. O Ministério Público está, pois, comprometido com a sociedade brasileira para cuidar e preservar o meio ambiente para as futuras gerações. Esse é o nosso trabalho”, declarou Dra. Lílian.

Para o Comandante da 9ª Região, Cel. Cláudio Vitor Rodrigues Rocha, receber as viaturas, os reboques e poder inaugurar três salas para o 4º Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário em Araguari, demonstra seriedade na parceria realizada com o Ministério Público, o que potencializa as ações de política do meio ambiente em toda a região.

Cel. Cláudio Vitor ressaltou a importância do Pelotão de Araguari como o melhor pelotão de meio ambiente da 9ª região em termos de estrutura, “isso como resultado das pessoas que estão aqui, pela seriedade no trato com a coisa pública, na relação com o cidadão, nas relações entre as instituições, o que dignifica nossa atuação sob o ponto de vista de resultados”, acrescentou.

Segundo Major Davi de Brito Júnior, Comandante da 9ª Cia. de Polícia Militar de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário, o evento é de grande relevância para a sociedade e para a instituição, “pois precisamos a cada dia mais nos conscientizar de ter comportamentos preventivos, fiscalizando para evitar danos ambientais. Toda a sociedade sofre caso o meio ambiente não esteja preservado. A qualidade de vida depende do envolvimento de todos para que tenhamos ações efetivas, bem produtivas”, concluiu.

O Prefeito Municipal enfatizou o valor que a instituição tem para a sociedade, trabalhando incansavelmente para atender suas necessidades no cuidado com o meio ambiente e buscando um trânsito mais seguro.

Prestigiamos nesse dia um evento de grande importância para a Polícia Militar de Meio Ambiente, que está sempre ao lado da população de nosso município e região. Sabemos que a utilização das viaturas e das salas inauguradas será para continuar na luta diuturna na prevenção e fiscalização ambiental e de melhores condições no trânsito das rodovias da região”, comentou Marcos Coelho (PMDB).

FOTOS:              4º Pelotão da Polícia Militar de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário