Poesias sensibilizam sobre o trânsito

Concurso Cultural premia vencedores

Participaram como apoiadores o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Júberson dos Santos Melo, a Vereadora Ana Lúcia Prado (PTC), a Diretora Divânia Freitas, do IMEPAC, que também compuseram a mesa dos trabalhos, juntos aos representantes das entidades da Polícia Militar acima citadas e membros da Comissão Julgadora.

CAF Transportes, Auto-Escola Araguari, Ângelo Mantuan, GRS Serviços, PAM Asfaltos, Waldemar Rodrigues Neves, ArqMob – Arquitetura, Mobilidade Urbana e Engenharia de Tráfego, Supermercado União, EMPOL – Empresa de Construção Civil Ltda, Restaurante Kabana’s do Bosque, e Professora Marli Rosa também participaram do evento como apoiadores.

Com o tema de 2017, “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, sugerido pelo DENATRAN para as ações e campanhas educativas durante todo o ano, foram selecionados três lugares de cada série do Ensino Fundamental, perfazendo um total de 27 ganhadores. Os segundos e terceiros lugares receberam uma cesta de bombons, e os primeiros lugares ganharam uma bicicleta. A Comissão Julgadora foi composta por representantes do 53º Batalhão de Polícia Militar, 9ª Cia. do Corpo de Bombeiros de Araguari, 4º Pelotão do Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Gabinete.

Para Nelson Prestes, pai do aluno Vinícius Gonçalves Prestes, do 1º ano do C.E.M. Ten. Cel. Vilagran Cabrita, foi motivo de muita alegria receber a informação de que seu filho havia não apenas participado do Concurso, mas que sua poesia “Respeitar o trânsito” foi selecionada em primeiro lugar. “Eu nem sabia que ele estava participando, quando chegou o bilhete dizendo que o Vinícius tinha sido premiado. Nosso filho nos enche de muito orgulho,” comentou. E Vinícius saiu com sua bicicleta, que veio em boa hora, dizendo: “Vou aprender a andar nessa bicicleta, porque a minha bicicleta verde furou o pneu. Estou muito feliz!” comentou.

A Diretora do C.E.M. Ten. Cel. Vilagran Cabrita ressaltou sua satisfação por dois primeiros lugares e um terceiro lugar. “Estamos muito felizes e honrados por essa premiação. Nossas crianças estão entusiasmadas por participarem do Concurso. E acredito que foi a Blitz, que fizemos primeiramente, que causou impacto nelas. As crianças estão trabalhando com bastante consciência com relação ao trânsito, e devem aprender cada vez mais com mais essa prática educativa,” disse Aparecida Luiza Rosa, gestora da escola.

Atendendo à solicitação do Prefeito Municipal, Marcos Coelho de Carvalho (PMDB), o Secretário de Trânsito Luiz Antônio Lopes deu prosseguimento ao Concurso Cultural de Poesias para o Ensino Fundamental em 2017, uma idéia da parceira e patrocinadora do evento Nádia Sudário, também presente ao evento.

“O Concurso ‘Poetizando o Trânsito’ acontece esse ano pelo nono ano consecutivo, por acreditarmos que, pela poesia, nossas crianças se sensibilizam e conseguem passar a mensagem de um trânsito seguro, onde cada um deve fazer a sua parte”, comentou Luiz Antônio Lopes.

O Centro Educacional Municipal Papa João XXIII teve dois primeiros lugares, um segundo e um terceiro lugar. Sua Diretora, Adriana Corsino Resende Nunes, manifestou sua alegria e honra com a premiação, frisando sobre a importância de se trabalhar mais o tema nas escolas. “Entendemos que, por ser o trânsito um tema não muito desenvolvido nas escolas, as crianças que ganharam estão realmente conscientes sobre o trânsito. Como eles mesmos disseram, não adianta multar, tem que conscientizar e educar antes. Nossas crianças estão de parabéns,” finalizou.

O Prefeito Municipal salientou a dimensão do Concurso, por ser a poesia uma maneira de também levar informações sobre a segurança no trânsito, principalmente pelas crianças: “Desde 2009, quando instituímos o Concurso ‘Poetizando o Trânsito’, nossas crianças e jovens têm participado, de maneira a não apenas desenvolverem a habilidade de se expressarem em versos, como também de realçar um tema tão urgente. É extremamente imprescindível que se fale sobre a prevenção de acidentes e a importância do papel que cada um de nós tem, para que tenhamos uma vida segura no trânsito,” enunciou Marcos Coelho.

FOTO:       ASCOM – Secretaria Municipal de Gabinete