Pneus descartáveis em Araguari são destinados à reciclagem

Você sabia que o descarte inadequado de pneus aumenta o risco da proliferação do mosquito da dengue? Ou que o reaproveitamento destes materiais, também chamados de inservíveis, cresceu no país? Em 2016, a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip) mostrou que mais de 280 mil toneladas de pneus foram levadas para a reciclagem. Em Araguari, a Prefeitura Municipal também dá destinação aos resíduos, que são encaminhados ao Ecoponto de Pneus, localizado na estrada vicinal que dá acesso a região da Ponte Preta.

Sempre que chega próximo a 3000 mil unidades, como aconteceu nesta semana, empresas especializadas buscam dar destinação ambientalmente adequada ao resíduo, fazendo o recolhimento e reaproveitamento de pneus. Este resíduo pode ser transformado em combustível para a indústria de cimento, servir para fabricação de asfalto-borracha, que dá origem a tapetes, pisos para quadras poliesportivas, solas de calçados e dutos de águas pluviais, em atendimento ao que determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que propôs a logística reversa.

Com o crescimento da frota de veículos em Araguari, aumenta também o descarte de pneus inutilizados. Quando jogada no meio ambiente, a borracha do pneu leva anos para se decompor, polui o meio ambiente e ajuda na proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Por isso, é extremamente importante que a população esteja consciente e nos ajude nesta causa. O melhor caminho é a reciclagem”, ressaltou Luiz Cláudio Pereira Costa – Assessor da Secretaria de Meio Ambiente.

Aqui em nosso município, o ponto de coleta de pneus inservíveis fica no Eco Ponto, na Estrada para a Ponte Preta, ao lado do Cemitério Parque. A entrega pode ser feita todos os dias da semana. Os pneus são armazenados de maneira correta e, posteriormente, são encaminhados para reciclagem”, destacou o Prefeito Marcos Coelho (PMDB).

No processo de coleta, a Reciclanip é a empresa responsável pelo transporte; os pneus são encaminhados para destinação final, sendo uma delas o coprocessamento em fornos de cimenteiras.

FOTO:       Secretaria Municipal de Meio Ambiente