‘Peixamento’ abre com sucesso a Semana do Meio Ambiente em Araguari

A terceira edição do Peixamento, que aconteceu sexta-feira, 02, foi, seguramente, um grandioso evento em prol da preservação do meio ambiente. A proposta de conscientização da necessidade de preservação do Rio Paranaíba, com o povoamento de vinte e seis mil peixes, sensibilizou todos os que estavam presentes no Restaurante do Baixinho, localizado no Km 0 da BR 050. Alunos, professores, cidadãos, pescadores, amigos do Rio Paranaíba, Polícia de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros e representantes municipais de Araguari, Catalão e Cumari, fazendo interagir os estados de Minas Gerais e Goiás, comprovaram a importância da união de esforços na conquista de melhor qualidade de vida para o nosso planeta.

Idealizado pelo empresário Otaviano e sua esposa, do Restaurante do Baixinho, o ‘Peixamento’ é um projeto da Prefeitura Municipal de Araguari, por meio da Secretaria de Educação, através do Programa de Educação Ambiental Gira Sol, e contou em 2017 com a parceria do 4º Pelotão do Meio Ambiente, da 3ª Cia. de Bombeiros, da MGO Rodovias, da Prefeitura de Cumari-Go, por meio da Secretaria de Educação, do Restaurante do Baixinho, além de pescadores profissionais e amigos do Rio Paranaíba.

Conforme Sílvia Helena Fernandes Souza, Coordenadora do Projeto Gira Sol, o trabalho a ser realizado é para se pensar num mundo melhor que devemos deixar para as crianças, no futuro. “O trabalho que a gente faz hoje é pensando nessas crianças, e como vamos deixar esse mundo para elas. Se depender da gente, vamos deixar esse mundo um pouquinho melhor”, assegurou.

Devemos despertar nas crianças que a gente precisa preservar o futuro”. Com essa afirmação, o Comandante do 4º Pelotão de Meio Ambiente, Ten. Ivanir Clementino de Brito, ressaltou a necessidade do povoamento do rio pelas crianças. “Não é só retirar do rio, é preciso povoar também. Por isso, estamos trazendo espécies de piau, pintado, pacu-caranha e lambari para a Bacia do Rio Paranaíba, para trazer essa conscientização”, explicou o Comandante.

Para Ésio Oliveira Ribeiro, Ten. do Corpo de Bombeiros, atualmente no Comando do Pelotão de Araguari, na 3ª Cia, “a água é um fator primordial para vida, e ela tem que ser cuidada de todas as formas, desde a sua população de peixes, da flora aquática, como também da limpeza das margens dos rios, preservação das nascentes, que fazem bem para toda a comunidade. Eventos como esse, esclareceu, “são de suma importância, e somos abençoados por existirem pessoas e órgãos tão ligados e comprometidos, com tanta vontade de fazer algo diferente para nosso mundo”.

A participação pela segunda vez da MGO Rodovias no ‘Peixamento’ também foi bastante importante, pois, como disse seu Coordenador de Meio Ambiente, Émerson Machado, “ações isoladas são sempre ações, mas se a gente se ajuntar, fica algo mais expressivo”.

A aluna Karen Cristine Dias Lourenço, do Colégio Estadual Getúlio Evangelista da Rocha, de Cumari, muito interessada na ação, movimentava seu grupo de colegas, levando-os a observarem detalhes de toda a soltura. Questionada sobre a importância daquele momento, ela disse se tratar de uma atitude muito linda, e completou: “Como a gente sabe, o meio ambiente está sendo muito afetado com a degradação da natureza e a poluição dos rios. Por isso, estão todos de parabéns por essa iniciativa”.

O gestor municipal de Cumari, João Rios, participando pela primeira vez do ‘Peixamento’, enfatizou o envolvimento de gerações diferentes lutando pelo meio ambiente: “O projeto envolve a juventude, crianças, e vários outras pessoas empenhadas em favor do meio ambiente e da natureza. Ano que vem, que possamos dobrar a quantidade de peixes. Tudo que for benefício para a população, para o meio ambiente, eu faço questão de estar presente e ajudar”, expôs o Prefeito.

O idealizador do ‘Peixamento, Otaviano Aparecido de Medeiros, estava muito satisfeito com todos os que participavam do encontro, ressaltando o crescimento do número de peixes repostos no rio, que subiram de 10 mil (2015) para 18 mil (2016) e, em 2017, para 26 mil alevinos. Informou Otaviano que hoje escuta que pescadores pegaram peixes da primeira soltura, o que é um excelente sinal do resultado do trabalho realizado. “O projeto tem crescido desde a sua primeira edição há três anos. Ouvi que pescadores pegaram peixe da primeira soltura, de tamanho bom, o que quer dizer que eles estão progredindo no rio, o que significa que é um sucesso. Sabemos que a mortalidade é grande demais. Mas se sobreviverem de 20 a 30%, é um sucesso pra gente”, ressaltou.

A Assessora Especial da Educação, Iara Faria, evidenciou a importância da conscientização para os alunos do CEM Justino Rodrigues da Cunha, que ajudaram a soltar os peixes em seu habitat natural. “É importante que o ‘Peixamento’ seja visto como uma ação para o futuro. É hora de retribuir o tanto que o rio nos dá”, falou, dizendo-se orgulhosa por participar dessa ação, em especial, pelo grande número de parcerias estabelecidas.

Essa é a nossa parcela para o meio ambiente. Por isso, a ação deve ser divulgada, multiplicada, realizada em outras localidades. Os benefícios são muito grandes, melhorando a qualidade de vida hoje, garantindo para nossas crianças um futuro melhor. Devemos cuidar do meio ambiente todo dia – essa é a nossa missão, essa é a nossa função no planeta terra”, finalizou Sílvia Helena, Coordenadora do Projeto Gira Sol.

FOTO:        ASCOM – SECRETARIA DE GABINETE