Palácio dos Ferroviários foi sede do ‘Encontro Cristão Contra as Drogas e Pela Paz’

O mês de junho tem sido marcado pela intensificação das ações da Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas de Araguari na prevenção ao uso e abuso de drogas, denominado de “Junho Branco”.

No último sábado, dia 24, a parceria entre Prefeitura de Araguari, Secretaria de Políticas sobre Drogas e o CONPAR – Conselho dos Pastores de Araguari, resultou na realização do IV Encontro Cristão Contra as Drogas e pela Paz.

O uso de drogas é um mal social em todo mundo. Segundo dados do Relatório Mundial sobre Drogas da ONU, cerca de 5% da população mundial entre 15 e 64 anos, o que corresponde a uma média de 243 milhões de pessoas, usa drogas ilícitas. A última pesquisa do IBGE aponta um preocupante aumento do uso de drogas ilícitas pelos estudantes e o uso cada vez mais precoce dos mesmos.

Os estudos mais sérios, quantitativos epidemiológicos, associam a religiosidade a um menor consumo de drogas e a melhores índices de recuperação para pacientes em tratamento médico para dependência de drogas.

A religiosidade atua como protetora ao consumo de drogas entre pessoas que frequentam a igreja regularmente, praticam os preceitos da religião professada, creem na importância da religião em suas vidas ou tiveram educação religiosa formal na infância.

O mesmo estudo identificou que a maior diferença entre adolescentes usuários e não-usuários de drogas ilícitas, de classe socioeconômica baixa, era a sua religiosidade e a de sua família. Observou-se que 81% dos não-usuários praticavam a religião professada por vontade própria e admiração, e que apenas 13% dos usuários de drogas faziam o mesmo.

Outro estudo com estudantes universitários em São Paulo observou-se que alunos com renda familiar alta e sem religião (não professa nenhuma) encontrava-se em maior risco para o consumo de drogas. Detectou-se ainda a ausência de bebedores excessivos entre religiosos cristãos que professam suas religiões.

Dessa maneira, sugere-se que a religiosidade, independentemente da religião professada, facilita a recuperação da dependência de drogas e diminui os índices de recaída de pacientes.

Segundo os entrevistados do estudo, o que os manteve na abstinência do consumo de drogas foi a fé religiosa. Contribuíram também para isso o suporte, a pressão positiva e o acolhimento recebido no grupo, além da oferta de reestruturação da vida com o apoio incondicional dos líderes religiosos.

Diante de todos esses dados, surge a certeza de que a igreja é uma grande fonte de proteção para que os jovens não entrem no caminho das drogas, e um grande apoio para que os dependentes químicos se recuperem sem recaídas.

Reconhecendo toda a importância da religião cristã, poder público e igrejas se uniram para a realização do ‘Encontro Cristão’, um momento no qual as famílias e sociedade congregaram num momento de paz e oração pelas vítimas das drogas, louvando a Deus pelas maravilhas que tem feito, libertando muitos dependentes e resgatando muitas vidas”, destacou o Secretário de Políticas Sobre Drogas, Ailton Oliveira de Souza.

O Secretário também destacou os presentes no evento: “Dentre os parceiros, não posso deixar de destacar a Prefeitura de Araguari,  a equipe da Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas, o CONPAR – Conselho dos Pastores de Araguari, Cota Acústico,Comunidade El Shadday, Associação Casa de Davi, Igreja de Cristo, Igreja Manancial do Amor, Igreja Fonte do Avivamento, ADCA – Assembleia de Deus Central de Araguari, Igreja Luz para os Povos, Igreja Presbiteriana do Brasil – Ebenezer, Igreja do Evangelho Quadrangular – Central e Igreja Ágape.”

“A noite de muita fé e animação reuniu público de diversas igrejas, passando pelo encontro mais de 500 pessoas unidas no objetivo de dizer ‘não’às drogas e professar a paz. Vamos trabalhar sempre em parceria para que possamos vencer esse mal que aflige nosso município”, finalizou o Prefeito Marcos Coelho (PMDB).

FOTOS:    Secretaria de Política Sobre Drogas