Novidade na Semana da Água alegra criançada

A Semana Mundial da Água, continuando suas atividades comemorativas, propiciou uma novidade em 2017: a Corridinha da Água, participando alunos de 7 e 8 anos das escolas municipais, e que contou com o apoio das Secretarias de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, de Meio Ambiente, de Gabinete, SAE – Superintendência de Água e Esgoto, Polícia do Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros.

A concentração foi na porta da Secretaria de Trabalho e Ação Social, na R. Joaquim Aníbal, e o encerramento foi no Palácio dos Ferroviários. O trajeto, de aproximadamente 150 metros, foi o suficiente para que os alunos pudessem aproveitar o momento como único em suas vidas.

Conversando com um grupo de alunos do CEM Maria de Fátima, alunos do 2º ano da Prof. Aline Conceição Oliveira Costa, alguns se diziam nervosos; outros, envergonhados e até com medo, ao mesmo tempo que estavam todos animadíssimos. Todos disseram gostar muito de correr, e que o fazem na escola e em casa.

A euforia, na verdade, era geral entre todos os que se encontravam presentes. Leonardo Santos Alessi, que passava pelo local com o filho Davi, de 5 anos, gostou tanto do movimento que parou para que seu filho pudesse ver o quanto uma ação quanto essa pode fazer na vida das crianças. “Acho a ação muito interessante, não somente fortalecendo o motivo da celebração, a água, como também incentivando as crianças ao esporte, que acaba tirando crianças e jovens da rua”.

Para Sarah da Silva Barbosa, Sargento do Corpo de Bombeiros, é necessária a participação do Corpo de Bombeiros em todos os eventos. “A amizade e a integração entre os militares e a sociedade precisa acontecer, e deve começar com os pequenos. Com o passar do tempo, dos anos, essas crianças crescem e passam a ver os militares como amigos”.

O Presidente da SAE, André Reis, presente uma vez mais no evento em comemoração ao Dia Mundial da Água, reforça a importância da conscientização quanto ao seu uso: “Nossa intenção é conscientizar a população em relação ao racionamento e à necessidade de preservar a água. E essa corridinha tem esse propósito, dela participando aqueles que serão o futuro de nosso país”.

Após a corrida, conversando com um grupo de alunos do3º ano do CAIC, da Profª Maria Abadia, eles manifestaram interesse em querer participar de outras corridas, pois gostam muito de correr. Um dos alunos disse que “é bom correr rápido, porque chega na frente de todo mundo e ganha prêmios”. Estavam todos cansados, mas muito alegres e já desejosos de uma próxima oportunidade.

A corrida foi dividida em duas baterias. A primeira, para os meninos, seguido da segunda, apenas para as meninas. Os três primeiros colocados receberam premiações patrocinadas pelo Vereador Wellington Resende da Silva. Os troféus e os uniformes para os alunos e organizadores do evento foram adquiridos por meio de parceria com o Ministério Público.

Os campeões da Corridinha da Água 2017 foram:

Masculino:
1º lugar – Diego de Carlos Pereira Filho – CAIC Dr. Arcino Santos Laureano