Morte de macaco é investigada em Araguari

A morte de um macaco às margens da rodovia MG-223 está sendo investigada pela Secretaria Municipal de Saúde. O animal foi encontrado por um transeunte, segundo as informações da coordenadora de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Maria Lúcia Hirono.

“Após a informação chegar á Secretaria de Saúde, uma equipe de Agentes de Endemias esteve no local. Devido ao avançado estado de decomposição da carcaça, não tivemos como constatar o motivo da morte do animal, mas intensificamos as abordagens nas regiões rurais próximo ao local. Como não foi detectada a morte de outro primata, não é necessário alarde por parte da população”, destacou Hirono.

Vacinação

A partir de segunda-feira dia (06/02), a Secretaria Municipal de Saúde dará início à intensificação de vacinação contra a Febre Amarela na zona rural do município de Araguari. A vacinação continuará até o dia 28/02, e será feita pelas equipes da Secretaria de Saúde, e pelas equipes de Saúde dos distritos de Amanhece e de Piracaíba, que serão as responsáveis pela vacinação em suas áreas.

A vacinação da zona rural começará na região próxima ao local onde foi encontrado um macaco morto, ou seja, na região de divisa entre os municípios de Araguari e Cascalho Rico.Devido ao óbito do primata, as cidades de Cascalho Rico, Romaria e Estrela do Sul também terão de intensificar a vacinação contra febre amarela na Zona Rural.

“Iremos receber um novo lote de vacinas contra a Febre Amarela para intensificar as vacinações nas regiões rurais do município, começando pela área próxima aonde foi encontrado o símio,” ressaltou Maria Lúcia Hirono.

Entrevista

A coordenadora de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Maria Lúcia Hirono respondeu algumas das dúvidas que a população enviou para a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araguari.

A população de Araguari precisa se vacinar?

A princípio, quem não vai viajar para área endêmica não precisa se vacinar. Araguari ainda é uma área livre de febre amarela. Não é necessário alarde, mas são necessários cuidados.

Existe risco da febre amarela chegar em Araguari?

Sim.

Quais são os sintomas da Febre Amarela?

Em casos mais brandos, a sensação é de uma virose comum, com febre, mal-estar, enjoos, vômitos, dor muscular. Em casos graves, icterícia, urina escura, falência renal, falência do fígado, levando à hemorragia, falência de outros órgãos e morte.

Duram quanto tempo?

A evolução da doença dura de sete a dez dias. Mesmo curada, a pessoa pode apresentar durante meses alguns dos sintomas.

Quem teve a doença pode ter de novo?

Não, a pessoa fica imunizada.

É considerada grave?

Sim, com taxa de mortalidade de 15% a 30% entre os infectados.

Como funciona a transmissão?

Mosquitos silvestres picam macacos infectados e espalham a doença entre os animais, gerando uma epizootia, o equivalente à epidemia. A doença pode chegar à área urbana caso a pessoa entre na floresta e lá seja infectada. Ao retornar para a cidade e ser picada pelo Aedes aegypti, mosquito que só vive em área urbana, torna-se transmissor da febre amarela.

Quem pode ser vacinado?

A vacina só é indicada em cidades em estado de alerta. Araguari não está nessa situação. Só não é indicada para grávidas e para pessoas com imunodeficiência. Não há efeitos colaterais.

Qual é a validade da vacina?

A política atual do Ministério da Saúde contra Febre Amarela recomenda uma dose de reforço, depois de dez anos da primeira vacina, tanto para crianças quanto adultos.

Como podemos prevenir a Febre Amarela?

Como a transmissão urbana da febre amarela só é possível através da picada de mosquitos Aedes aegypti, a prevenção da doença deve ser feita evitando sua disseminação. Os mosquitos criam-se na água e proliferam-se dentro dos domicílios e suas adjacências. Qualquer recipiente como caixas d'água, latas e pneus contendo água limpa são ambientes ideais para que a fêmea do mosquito ponha seus ovos, de onde nascerão larvas que, após desenvolver-se na água, se tornarão novos mosquitos. Portanto, deve-se evitar o acúmulo de água parada em recipientes destampados. Para eliminar o mosquito adulto, em caso de epidemia de dengue ou febre amarela, deve-se fazer a aplicação de inseticida através do "fumacê”. Além disso, devem ser tomadas medidas de proteção individual, como a vacinação contra a febre amarela, especialmente para aqueles que moram ou vão viajar para áreas com indícios da doença. Outras medidas preventivas são o uso de repelente de insetos, mosquiteiros e roupas que cubram todo o corpo.