Mês do Meio Ambiente comemorado em grande estilo na cidade

Em Araguari, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promoveu a “Semana Do Meio Ambiente” que este ano comemorou seus 15 anos de existência, acontecendo entre os dias 03/06/17 a 07/06/17. A abertura foi no dia 03/06 (sábado), com uma das mais tradicionais ações ambientais do município, a “AÇÃO DE DESPOLUIÇÃO DO RIO PARANAÍBA/TRECHO PORTO BARREIRO”, que contou com a participação da população araguarina.

Vale lembrar que, a cada ano que é realizada a Ação de Despoluição do Rio Paranaíba, a quantidade de lixo vem diminuindo, o que mostra que a iniciativa vem atingindo o seu objetivo, que é de conscientizar da importância de preservação do meio ambiente”, destacou o Secretário de Meio Ambiente – Hamilton Tadeu de Lima Júnior.

Sobre o material retirado durante a ação, a Coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Débora Gomes Teixeira, ressaltou que o mesmo foi destinado para a reciclagem: “Todo o material reciclável recolhido é destinado às associações de catadores de material reciclável de Araguari – ASCAMARA, e à Associação de Catadores do município de Anhanguera, onde a ação conta com a participação dos mesmos, e eles se encarregam de processar o material”, destacou.

No dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, os Agentes Ambientais Mirins realizaram Blitz Ecológica no Bosque John Kennedy, levando orientações e informações pertinentes aos transeuntes daquele local. “A sensibilização como foco de mudança comportamental contou com o apoio da Secretaria de Trânsito e Transporte”, ressaltou o Secretário.

No Polo Educare, aconteceu uma palestra sobre Gerenciamento de Resíduos pela Coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental, Débora Gomes Teixeira, vindo de encontro aos objetivos e às ementas dos cursos de Técnico de Segurança no Trabalho e Enfermagem, incrementando ainda mais o conhecimento de seus alunos.

Já no dia 06 de junho, realizou-se o “Reciclart”, ação em que a sociedade foi convidada a realizar a troca dos seus recicláveis por kits escolares, desenvolvendo nas participantes noções de sustentabilidade e compromisso socioambiental. Após a troca, todos foram então convidados a participarem de oficinas de artesanato com os recicláveis, transformando lixo em luxo, e fortalecendo o desenvolvimento sustentável.

Ações como essa são importantes para conscientizar a população e formar multiplicadores ambientais. Cada um precisa fazer a sua parte”, destacou o Secretário.

A Semana do Meio Ambiente encerrou-se com o Tour Ecológico, quando alunos da E. E. Paes de Almeida realizaram visitas ecológicas em pontos estratégicos do município para aprenderem in loco sobre temas abordados no curso de Agente Ambiental Mirim. Foram visitados o Aterro Municipal, O Eco Ponto de pneus inservíveis, a Usina de URCD – Usina da Reciclagem da Construção e Demolição, e a ASCAMARA.

O evento teve o importante apoio da Polícia de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, 2º Batalhão Ferroviário, IMEPAC, Polo Educare e da 23ª Cia. de Engenharia de Combate Ipameri/GO, além dos parceiros: Supermercado Tejotão, EBBA, Supermercado União, FMDA , Sacolão Center e toda sociedade civil.

O poder público tem como dever participar e incentivar essas ações que ajudam o meio ambiente; com essa filosofia, nós estamos trabalhando diuturnamente em prol do meio ambiente”, destacou o Prefeito Marcos Coelho (PMDB).

FOTO:       ASCOM – SECRETARIA DE GABINETE