Meditação para a saúde e o bem-estar

Quem nunca teve vontade de pegar todos os seus pensamentos perturbadores, insistentes, preocupantes e jogar fora? Quem nunca quis poder embolar todos os seus problemas, suas ansiedades e confusões, como se fossem bolas de papel, arremessando-os na cesta de lixomais próxima?

Acredita-se que tal feito é possível para aqueles que buscam na Meditação o autoconhecimento, a tranquilidade e a verdade sobre si mesmo. Assim, em março deste ano, o projeto “Medita na Rua” foi idealizado justamente com o objetivo de mostrar às pessoas a importância da meditação. O Brasil é um dos participantes, juntamente com vários outros países, sendo Araguari uma das cidadesque se preparou para receber o movimento na manhã do último dia 11 de junho, domingo, no Bosque John Kennedy. O evento foi programado pela Prefeitura de Araguari, por meio da Secretaria de Saúde, com a parceria do IMEPAC – Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos, e o Espaço de Yoga.

Com isso, o movimento de meditação pretende crescer, principalmente devido aos inúmeros benefícios para a saúde, de acordo com vários estudos realizados em universidades, corroborados pela OMS – Organização Mundial de Saúde.Para aqueles que praticam a meditação regularmente, alguns destes benefícios são a redução do estresse, da ansiedade, da pressão arterial, de dores de cabeça; o aumento de satisfação, melhor desempenho no ambiente de trabalho, de bem-estar e autoestima; o fortalecimento do sistema nervoso e imunológico, etc.

Meditar pode acontecer em qualquer lugar, em qualquer hora, de forma que seja uma coisa natural, por isso trouxemos o ‘Medita na Rua’ para Araguari. Acreditamos que muitas pessoas serão beneficiadas com essa atividade”, explicou Dra. Marislene Pulsena Nunes, Coordenadora da Atenção Primária.

Para Kênia Cristina Pinto, professora de Educação Física e de Yoga, o momento é oportuno. “A vida está nos chamando para olharmos para dentro de nós mesmos,para que possamos ter um mundo melhor, interno e externo. As pessoas que estão aqui vão levar para seu mundo um pouquinho disso,fazendocrescer ainda mais essa prática”, salientou.

Os idealizadores do “Medita na Rua” deverão marcar outros encontros para a prática da meditação, o que será divulgado posteriormente.

FOTO:       Secretaria Municipal de Saúde