MARCOS COELHO É CANDIDATO A PRESIDENTE DA AMVAP

A AMVAP – Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – recebeu na manhã de hoje (13), a presença de autoridades políticas da região, notadamente 17 prefeitos ou representantes dos 24 municípios da microrregião, assessores e imprensa, além de contar com a presença do Deputado Estadual Leonídio Bouças.

O objetivo da reunião foi criar um momento para que os Prefeitos recém-empossados possam conversar e trocar ideias, como também apresentar a AMVAP, os Consórcios de Saúde CIS/AMVAP, CIS/PONTAL, CISTM, CISTRI e o CIDES (Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba), e o Conselho de Assistência Social, CIAS/AMVAP e de Educação, CIE/AMVAP, além de deliberar sobre as próximas eleições, que acontecerão em 03 de fevereiro.

O Presidente interino da AMVAP, Prefeito de Capinópolis, Cleidimar Zanotto fez a abertura do encontro, quando todos os Prefeitos se apresentaram. Informações sobre a AMVAP – constituição, serviços oferecidos às Prefeituras, Conselhos Intermunicipais, eventos, palestras e cursos, etc, foram também apresentados pela Secretária Executiva da AMVAP, Maria Pedrosa, que informou também a quantidade de consultas, cirurgias e exames realizados em 2016, como os valores a eles destinados, por meio dos Conselhos Intermunicipais de Saúde.

Cristina Martins, Secretária Executiva do CIDES, que trata da Iluminação Pública, Serviço de Inspeção Municipal, Controle Populacional de Cães e Gatos, entre outros, abordou temas referentes ao Consórcio, informando também sobre sua estrutura.

O Assessor Jurídico da AMVAP, Alexandre Paiva, apresentou as Orientações sobre as Eleições, discorrendo sobre condições de elegibilidade dos candidatos e dos eleitores, reforçando que “é necessário que os candidatos agora apresentem um Plano de Trabalho para a gestão, o que entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2017. O mandato do Presidente da AMVAP é de 1 ano, podendo haver reeleição uma única vez. O Presidente deverá contar com uma Comissão Especial de Assessoramento e um Conselho Fiscal”. O Assessor Jurídico falou também sobre as principais atribuições do futuro Presidente da Associação.

Informações e características dos Conselhos Intermunicipais CIAS/AMVAP e CIE/AMVAP, e dos Consórcios CIS/AMVAP, CIS/PONTAL, CISTM, CISTRI e CIDES foram detalhadamente apresentadas, sendo o último Consórcio uma referência citada nacionalmente como caso de sucesso por seus processos adotados.

O Deputado Estadual (PMDB) Leonídio Bouças fez comentários sobre o valor e a necessidade da AMVAP, conclamando todos os Prefeitos a “trabalhar em conjunto porque o momento econômico não é dos melhores”. Sabedor que os municípios estão atravessando momentos difíceis, colocou-se à disposição, reiterando a necessidade de união. “Nesse momento que o Brasil precisa ser reconstruído, é preciso acreditar que vamos encontrar dias melhores”, finalizou.

Dos participantes da AMVAP, o Prefeito Marcos Coelho, de Araguari, colocou seu nome à disposição de forma oficial para Presidência da AMVAP, como também o Prefeito de Ipiaçu, Leandro Luiz de Oliveira.

A comitiva de Araguari presente na reunião contou com a presença do Vice-Prefeito Dr. Clayton Fernandes,  dos Secretários Municipais de Saúde – João Batista Arantes da Silva, Desenvolvimento – Juberson dos Santos Melo, Gabinete – Marco Antônio Farias, ASCOM e da médica Melissa Carvalho.