”Maio Amarelo” finaliza ações em prol de um trânsito seguro

O Movimento “Maio Amarelo”, da Prefeitura Municipal, por meio da SETTRANS – Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, chegou ao final das ações e campanhas educativas de trânsito no município de Araguari.

A Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, em parceria com o Imepac – InstitutoMaster de Ensino Presidente Antônio Carlos, 4° Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário, 3ª Cia. do Corpo de Bombeiros e o 53° Batalhão de Polícia Militar receberam na manhã de hoje, 30, na Policlínica, alunos e representantes das escolas municipais e estaduais, Secretários Municipais, para encerramento das atividades do Maio Amarelo.

Foram entregues troféus de participação aos parceiros, como também diplomas aos estudantes que fizeram um minicurso de Primeiros Socorros.

Sargento Venâncio, da Polícia Militar Rodoviária de Minas Gerais, ressaltou a importância da segurança no trânsito, enquanto participava da Blitz Educativa na Rodovia MG 223, município de Araguari.

O Subtenente Adailton, da Polícia Militar de Minas Gerais, do Pelotão de Trânsito de Araguari, reforçou ser muito importante as parcerias instituídas em prol de que o maior número de pessoas se conscientize sobre a segurança no trânsito. “A parceria entre a SETTRANS, Polícia Rodoviária e Corpo de Bombeiros é essencial nas ações do ‘Maio Amarelo’, cujo objetivo é atingir o máximo de pessoas, principalmente os condutores de veículos, com a finalidade de redução de acidentes. Infelizmente, os índices de acidentes têm aumentado, mas estamos fazendo a nossa parte, buscando a conscientização desses condutores, dos pedestres, das pessoas, de uma maneira geral, que fazem parte do sistema de trânsito”.

A campanha trouxe temas como o risco de atropelamentos, o respeito aos pedestres e aos ciclistas e até o estacionamento irregular. No encerramento da ação, nesta terça, uma vítima de um acidente registrado há seis anos vai relembrar o dia em que perdeu uma perna após ser atingido por um caminhão, cujo motorista esqueceu-se de sinalizar uma conversão com a seta.

Os resultados superaram nossas expectativas e alcançamos públicos tão diversos. Falamos com motoristas de caminhão, motoqueiros, empresários, pedestres, ciclistas, mães, filhos, idosos, jovens. O modelo do movimento nos permitiu falar de temas que poucas vezes abordamos e que muitas vezes são vistos como banais, mas que passaram a ser nosso foco durante as ações e tinham importância para aquele público especifico”, destacou o Secretário Luiz Antônio Lopes.

O Maio Amarelo – um pacto pela vida, chamou a nossa atenção. Os acidentes de trânsito são comparados a doenças que assolam o mundo inteiro como o câncer, com uma diferença, as doenças às vezes não dependem da gente, mas o cuidado e a segurança no trânsito dependem da gente. Que possamos, então, nos conscientizar e diminuir o número de acidentes. Está em nossas mãos” disse Marcos Coelho, Prefeito de Araguari.

FOTOS:              ASCOM – Secretaria Municipal de Gabinete