Horta da Granja Mauá beneficia entidades araguarinas

Um dos trabalhos realizados pela Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Agronegócio na Granja Mauá foi a construção de uma Horta Comunitária, que surgiu há pouco mais de um mês.

O Secretário da pasta, Paulo Sérgio Guimarães de Brito, buscou parceria com o Sistema Prisional local. Entre os legumes e verduras plantados, estão alface, beterraba, cenoura, cebolinha e couve, que deverão ser entregues às creches e escolas municipais.

E por solicitação das Vereadoras Ana Lúcia Prado (PTB) e Virgínia Alcântara (PTC), entidades filantrópicas da cidade também serão beneficiadas. Por estarmos ainda em período de férias escolares, as primeiras colheitas de alface foram, na semana passada, entregues no Abrigo Cristo Rei, no Asilo São Vicente de Paulo e na Casa de Davi.

As entidades atendidas foram sugestão das vereadoras, e acreditamos poder atender a todas elas, cada uma com uma porção, até que todas sejam beneficiadas”, comentou o Secretário Paulo de Brito, acrescentando: “Colhemos nessa semana os primeiros frutos desse trabalho, que foram entregues às entidades filantrópicas. Depois que as aulas tiverem início, levaremos também para as creches e escolas municipais”.

Na Casa de Davi, Alex Rosa recebeu os pés de alface com muita satisfação. “A doação desses pés de alface é de grande valia para nós da Casa, pois é alimentação, que é primordial, e vem acrescentar a salada à refeição das pessoas que aqui convivem, entre funcionários, voluntários e alunos”, disse o Cuidador Social da casa.

Para Fabrício Oliveira da Silva, um dos voluntários que trabalha na horta comunitária, esta é uma grande oportunidade: “Fazendo esse serviço junto com a Secretaria de Agricultura me traz muito amor, gera motivação em cada passo, como no aguar, principalmente por saber para quem serão entregues as verduras, quem vamos ajudar a alimentar. É um projeto que vai dar certo, e que eu vejo como uma expectativa muito boa para o futuro”, manifestou-se.

O Prefeito Municipal tem dado todo o apoio ao projeto da Horta Comunitária, o que vê com muita alegria: “É muito importante que todos tenhamos uma refeição equilibrada, com verduras e legumes. Por isso, ficamos felizes ao saber o quanto a alface que está sendo distribuída está atendendo às necessidades de algumas entidades. Em breve, com a expansão da horta, e com o surgimento de outras verduras e legumes, a refeição de nossas crianças e alunos da rede municipal estará enriquecida por produtos plantados na Granja, inclusive sem o uso de agrotóxicos,” declarou Marcos Coelho (MDB).

FOTOS:    ASCOM – Secretaria Municipal de Gabinete