Governo municipal incentiva servidores da Saúde

O PMAQ – Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, do Ministério da Saúde, é um programa que visa incentivar gestores e profissionais de equipes de saúde da família a melhorarem a qualidade dos serviços oferecidos à população em Araguari.

A Coordenadora da Atenção Primária, Marislene Pulsena da Cunha Nunes, explicou que, em 2015, as equipes de saúde de Araguari conseguiram atingir altos níveis na avaliação do PMAQ. “As 17 equipes de saúde da família de Araguari foram certificadas com desempenho na Média, Acima da Média e Muito Acima da Média, o que conferiu a Araguari 100% dos recursos financeiros pelo cumprimento de todas as metas”.

Araguari avançou nessa questão pois, na atual gestão, por autonomia do Prefeito Municipal, foi idealizado o Projeto de Lei do PMAQ, que disponibiliza 50% do recurso de 2016 a ser repassado em forma de bonificação, como prêmio de desempenho, para todos os profissionais da saúde.

Para o Vereador Wesley Lucas (PPS), que colaborou para que o benefício pudesse chegar ao servidor,o governo municipal atual cumpriu com o compromisso com os servidores da Saúde. “Esse benefício já poderia ter sido concedido há vários anos, mas a gestão anterior preferiu gastar o dinheiro com outros investimentos, enquanto a atual gestão do Prefeito Marcos Coelho está fazendo questão de cumprir o compromisso com os funcionários de estar concedendo esse benefício, fruto de seus próprios trabalhos, e por terem atingido as metas”, explanou.

O Vereador Levi Siqueira (PMDB) entende que é extremamente importante que o governo municipal apoie ações como essa, respaldada pelo Prefeito Marcos Coelho. “Nosso Prefeito Municipal deixa claro, por essa ação, que valoriza o servidor público. Particularmente, acredito muito na categoria de agentes comunitários de saúde, pois eles têm uma proximidade com a população, adentrando suas casas, o que ressalta a importância desses servidores receberem esse benefício”, finalizou o Vereador Líder do Governo na Câmara Municipal de Araguari.

Para Marcos Coelho (PMDB), é importante buscar alternativas para valorização do servidor municipal. “Por meio do Projeto do PMAQ, ainda em trâmite na Câmara Municipal, o governo faz questão de valorizar o servidor da Saúde, revertendo o benefício à categoria, e à população. Queremos que o PMAQ motive o trabalho das equipes para que continuem a cumprir as metas e valorizar gestores e profissionais da atenção primária, por meio da melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados à população”.