Gentileza gera Gentileza – 2017 é lançado em Araguari

Atualmente, a sociedade vive um contexto de pressa e impaciência, em que a falta de tempo e o estresse são companheiros constantes do ser humano, juntamente com a urgência da tecnologia. O número de veículos cresce constantemente, e as cidades muitas vezes não têm como se adequar a esse aumento, gerando problemas como congestionamentos e falta de estacionamento.

A Polícia Militar atua, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro, na fiscalização do trânsito, nas infrações relacionadas à circulação, ao estacionamento e à parada de veículos; entretanto, apenas a fiscalização não garante um trânsito seguro.

Assim, a Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, em parceria com a Secretaria de Educação, lançou na tarde desta quarta-feira, na Capela do IMEPAC, o projeto “Gentileza gera gentileza-edição 2017”, com o intuito de sensibilizar e conscientizar condutores e pedestres quanto à importância do respeito às regras de trânsito.

As atividades ligadas ao projeto acontecem desde o mês de janeiro, e consiste em palestras nas escolas, blitz de fiscalização e blitz educativas com distribuição de panfletos, além da divulgação da campanha na imprensa local.

As ações são desenvolvidas pela Settrans (Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana) em parceria com outras secretarias municipais, 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros, 53° Batalhão de Polícia Militar e 4° Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário e, com toda a comunidade, juntas, em prol de um único objetivo: um trânsito mais tranquilo e seguro em Araguari.

Durante a apresentação, o Secretário de Transporte – Luiz Antônio Lopes, destacou a presença dos vereadores Wanderley Inácio (PRTB) e Warley Maravilha (PMB) e da Secretária de Trabalho e Ação Social – Eunice Mendes e agradeceu a parceria com os órgãos militares e com as diretoras e educadoras da Secretaria de Educação.

“Tenho que agradecer aos nossos parceiros, pois sem o apoio das Polícias e do Corpo de Bombeiros, não conseguiríamos atingir a todas as crianças que fazem parte do quadro da Educação Municipal; para chegarmos nelas, a Secretaria de Educação nos foi primordial, cedendo as educadoras que desenvolvem o projeto e abrindo os Centros Municipais de Educação para a Secretaria de Trânsito, ” destacou o Secretário.

Não entrar em provocações, dar prioridade ao pedestre, dar preferência para outro veículo, relevar algumas atitudes alheias, são exemplos de como ser gentil, evitar transtorno e, até mesmo, graves acidentes.

“Registramos 15 acidentes de trânsito por dia que poderiam ser evitados se os envolvidos tivessem posturas mais educadas e responsáveis no trânsito”, explica o Subcomandante Tenente Ésio Oliveira.

“O projeto ‘Gentileza gera Gentileza’ tem um papel primordial para o futuro da nossa cidade, pois é mais fácil ensinarmos nossas crianças do que educar os nossos adultos”, finalizou o Secretário de Trânsito.

FOTOS: ASCOM – Secretaria de Gabinete