Fiscais e Coordenadores da Vigilância Sanitária de Araguari participam de Capacitação

A equipe técnica da Vigilância Sanitária Municipal participa, de 13 a 17 de março, de Capacitações Básicas ministradas pela Superintendência Regional de Saúde, em Uberlândia, voltadas para a área de estabelecimentos de saúde (clínicas médicas, odontológicas, hospitais, etc.) e estabelecimentos de interesse a saúde (alimentos, bebidas, etc.), com o intuito de dar amplo conhecimento teórico e práticopara que o servidor tenha base estrutural e legal nas ações da vigilância.

Esta capacitação veio em apoio ao Projeto de Fortalecimento das Ações de Vigilância em Saúde para o ano de 2017.Tais ações foram programadas de acordo com o cronograma do curso, onde houve momentos de treinamentos específicos por área: Metas do Projeto ‘Fortalecimentos’, Conduta de Fiscal, Inspeção Sanitária, Alimentos e Serviços de Alimentação, UBS e afins, CME (Central de Material Esterilizado) lavanderia, Ambulância, Policlínica, Consultórios médicos e afins, Medicamentos e congêneres, Consultório Odontológico, Projeto Arquitetônico e PGRSS. Na área prática, foram feitos preenchimentos de Auto Termos (documentos utilizados na fiscalização), relatórios de inspeção e estudo de casos.

Para a Diretora do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde,Emiliane Veloso, “o curso é de suma importância, uma vez que se estabelecem fiscalizações pautadas em legislações vigentes, o que facilita para o fiscal sanitário exercer sua função no cumprimento das normas”. A equipe, composta por 31 pessoas, “está mais adaptada, mais envolvida e, consequentemente, mais apta a exercer sua função de fiscal”, acrescentou a Diretora.

Débora Pelegrino, Coordenadora do Departamento de Vigilância Sanitária, contribuiu dizendo que a capacitação é de grande relevância para que a equipe se atualize constantemente de acordo com as bases e legais e do Fortalecimentos das Ações da VISA. A Coordenadora declarou: “Por meio deste treinamento, buscamos melhorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos à população em geral, e assim melhorar a comunicação com os comerciantes para que recebam as informações pertinentes as suas atividades”.

A Vigilância Sanitária – VISA, é um órgão que, além de fiscalizar, se preocupa em orientar o regulado a fim de prevenir e minimizar os riscos inerentes à saúde da população. O Secretário de Saúde, João Batista Arantes da Silva, assim, avalia a importância dessa capacitação: “A capacitação de todos os nossos servidores é de fundamental importância para melhoria dos serviços prestados à população. Neste caso, com segurança na área de saúde, que é uma das mais importantes de toda a administração pública, porque visa o bem-estar da população”, comentou o Secretário.

Posteriormente, de acordo com a Diretora da Vigilância Sanitária de Araguari, serão realizadas reuniões com a equipe para serem definidas ações específicas, e para criação do cronograma de fiscalizações.

FOTOS –              Divulgação