Estação da Stevenson passará por licitação para concessão

A Estação Ferroviária Stevenson, localizada entre os municípios de Araguari e Uberlândia, foi tombada pelo Patrimônio Histórico em 2002, tendo sido restaurada em 2012, quando estava prestes a desabar.

Após a restauração e reforma – cujo projeto contempla a instalação de um restaurante, um museu ferroviário e um centro de informações ao turista –  a Estação foi licitada três vezes, mas sem êxito, tornando o patrimônio vulnerável ao vandalismo.

De acordo com a Secretária de Administração, Thereza Christina Griep, as licitações em busca de interessados na concessão do espaço da Stevenson continham cláusulas muito complexas para serem cumpridas. “Por causa disso, o patrimônio ficou lá, e está sendo depredado”, comentou a Secretária.

Dessa forma, “uma nova licitação, com cláusulas mais fáceis e interessantes para serem cumpridas pelos empresários da região, deverá ser aberta até quarta-feira, dia 19 de julho”, informou Griep, confiante de que as condições apresentadas possibilitarão encontrar interessados que utilizem esse espaço conforme as instruções do Edital.

O conjunto Arquitetônico de Stevenson foi fundado em 10 de fevereiro de 1027, às margens da BR 050, e é composto pela Estação, Casa de Turma e Casa do Funcionário.

FOTO:       ASCOM – Secretaria Municipal de Gabinete