Escritor Elian Alabi Lucci palestra em Encontro de Formação Continuada

Araguari recebeu uma vez mais a ilustre visita do geógrafo, professor e escritor de livros didáticos Elian Alabi Lucci para o Encontro de Formação Continuada, promovido pela Secretaria Municipal de Educação no dia de hoje (19), na Casa da Cultura.

Com o tema “Vida e Sustentabilidade em um Planeta Ameaçado”, o professor com 40 anos de vasta experiência, atuando também em palestras nas áreas de educação, geografia, história e, mais recentemente, sustentabilidade, comentou a importância da reflexão sobre a aquisição do conhecimento.

Citando São Tomás de Aquino, o escritor declarou que o conhecimento é como o rio, que começa pequeno, vai engrossando, aumentando, tem um caudal maior, indo em direção ao mar para desembocar no oceano do conhecimento. “Assim também devemos entender que se dá nosso conhecimento: de forma lenta, mas progressiva. Os jovens da atual geração precisam ter dedicação e vontade, calma e paciência, além de leitura para adquirir o conhecimento através do pensar”, refletiu em sua palestra.

Para ele, “o condão do conhecimento é levar os alunos a pensarem, a refletirem, é continuar sendo inquisidores, questionadores, curiosos”. Para isso, o papel dos educadores é de extrema importância. Em sua concepção, “educar hoje é paixão. Precisa ter amor e carinho aliado à educação”, completou o escritor.

Para Rita de Cássia Peixoto e Ávila, Diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, receber Professor Elian, um grande parceiro da Educação, é muito importante, não somente pelo fato de seus livros serem adotados nas escolas municipais, mas também pelo apoio prestado sempre que requisitado.

Professor Elian sempre nos deu apoio e assessoria em todas as ações a ele solicitadas, principalmente aos professores do 6º ao 9º ano. Nessa palestra sobre Vida e Sustentabilidade, as crianças terão um contato direto com os cuidados que devemos tomar com o nosso planeta Terra. O cuidado não deve ser somente em relação ao meio ambiente, mas também cuidar do próximo, tema esse bastante desenvolvido pelo Departamento Pedagógico e o Departamento de Educação Ambiental nas escolas e em toda comunidade”, reforçou.

O Secretário Municipal de Educação, Werley Macedo, teceu agradecimentos à toda a equipe de educadores, ressaltando os resultados positivos alcançados pelas crianças e pelos jovens da Rede Municipal de Ensino. ”Estamos felizes com o resultado nas escolas, o que demonstra que o trabalho desenvolvido tem dado certo apesar das dificuldades encontradas ao longo deste processo que se conquista a longo prazo. Destacamos que estamos atendendo à determinação do Prefeito Marcos Coelho, que tem dado apoio para oferecer educação de qualidade para as crianças, jovens e adolescentes”, concluiu.

FOTOS:                ASCOM – Secretaria Municipal de Gabinete