Equipe araguarina da Secretaria de Trabalho e Ação Social participaram da Oficina de supervisão Técnica do SUAS

No último dia 23, a Secretária do Trabalho e Ação Social, Eunice Maria Mendes, juntamente com a Assistente Social Patrícia Oliveira e a Coordenadora do CRAS V – Edite Arruda Guimarães, participaram da Oficina de Supervisão Técnica do SUAS - Sistema Único de Assistência Social , mais uma etapa do Programa Qualifica SUAS, realizado em Uberlândia pela SEDESE – Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social.

Além dos princípios norteadores e das diretrizes da Supervisão, o "Diagnóstico Socioterritorial – entre o chão e a gestão", da mestre em Serviço Social Dirce Koga, foi um dos temas discutidos que levantaram questões do dilema evidenciado na gestão das políticas sociais brasileiras na forma de descompassos entre planejamento, execução e avaliação da qualidade dos seus serviços, programas e benefícios.

Tomou-se como foco de análise a política de assistência social, cuja trajetória histórica é envolvida pelas tramas societárias brasileiras, marcadas pela hierarquização das relações sociais, forte conservadorismo e frágil democracia.

A Supervisão Técnica prevista na Política Nacional de Educação Permanente do SUAS é um investimento metodológico, um acompanhamento dos desafios enfrentados pelo trabalhador e uma estratégia de formação coletiva. Tal supervisão é desenvolvida com base em diferentes abordagens e técnicas, orientada pelas necessidades das equipes participantes com ampla participação, propiciando a importante capacitação dos trabalhadores do SUAS. É, sem dúvida, uma proposta metodológica, onde todos os atores envolvidos são igualmente considerados protagonistas dos saberes a serem partilhados, sejam supervisores, gestores ou trabalhadores do SUAS nas suas diversas atribuições.

Esta oficina contribui em nossa busca por novas alternativas, que elevem a qualidade do provimento dos serviços e contribuam para a ressignificação das ofertas da Assistência Social. Dessa maneira, será potencializado o pleno cumprimento de suas funções e seguranças afiançadas na perspectiva da garantia de direitos”, destacou Eunice Mendes.

Temos como papel fundamental garantir os direitos que apetecem aos cidadãos. Essa oficina irá garantir a execução correta dos meios para que essa garantia aconteça”, finalizou o Prefeito Marcos Coelho (MDB).

FOTO:       Secretaria do Trabalho e Ação Social