Encontro de Congados, Moçambiques e Catupés de Araguari e região começa hoje

Em comemoração ao aniversário de Araguari, começará no dia de hoje, 24, o “Encontro de Coroas de Congado de Araguari, Uberlândia e Catalão”, uma realização da Associação Promocional de Congados, Moçambiques e Catupés de Araguari/MG, produção da CUFA – Central Única das Favelas, e apoio da TV Integração, FAEC – Fundação Araguarina de Educação e Cultura, e Secretaria de Cultura de Minas Gerais.


O Congado é uma celebração cultural e religiosa que se alargou no espaço e no tempo, e possui influências africanas e explica, por meio da dança e música, a vida de São Benedito e o encontro da Nossa Senhora do Rosário nas águas. 
A fraternidade de Nossa Senhora do Rosário e dos santos pretos, entre os quais São Benedito e Santa Efigênia, é constituída, em Minas Gerais, por guardas, como Moçambiques, Congos, Marujos, Catupés, Caboclinhos e outros. 


De acordo com o site www.cidadearaguari.com.br/congadas-mocambiques-e-catupes, atualmente a Associação possui 15 ternos: Moçambique Branco, Moçambique Sainha Azul, Moçambique de Angola, Moçambique Dourado, Congo Verde, Congo de Ouro, Congo Santa Isabel, Congo Nossa Senhora da Guia, Congo Azul, Congo Marinheiro, Congo 13 de Maio, Congo Branco, Congo de Angola, Congo Prata e Catupé Cacunda. 


O encontro acontecerá de 24 a 27 de agosto, no Parque de Exposições (hoje (24) e domingo (27) e na sede da Cufa (Centro de Referência Negra) Sexta-Feira (25) e Sábado (26).