Empresários se reúnem com Prefeito, apresentando reivindicações à Vigilância Sanitária

“A Vigilância Sanitária é um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde. ”

Pautado nesse princípio básico, o Prefeito Municipal Marcos Coelho, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Júberson dos Santos Melo, o Secretário Municipal de Gabinete, Marco Antônio Farias, a Coordenadora da Vigilância em Saúde, Maria Isabel Araújo, e empresários araguarinos reuniram-se na tarde dessa segunda-feira (06) para tratar de assuntos sobre a Vigilância Sanitária – VISA, sobre o número crescente de empresas clandestinas abertas em Araguari, que acabam por trazer riscos à população, e também sobre o Serviço de Inspeção Municipal – SIM.

Após manifestação dos empresários, a Coordenação da Vigilância em Saúde deverá, em atendimento às solicitações feitas, realizar ações direcionadas a cada segmento comercial, quando serão realizadas orientações sobre os critérios e as exigências legais da Vigilância Sanitária, sempre com o intuito de se proteger a saúde e prevenir a doença. Será estudado, também, a possibilidade de a VISA abrir em novo horário (no período da noite).

A Coordenadora Maria Isabel ressaltou a importância de se entender que a missão da Vigilância Sanitária é de “cuidar da procedência do que é vendido, minimizando-se os riscos ao se ingerir algum alimento ou medicamento”. “Acima de tudo, a Vigilância Sanitária deve proporcionar a melhoria da qualidade de vida por meio da proteção e defesa da saúde, quer individual ou coletiva, o que deve ser feito em conformidade com o Código Municipal de Saúde”, concluiu.

Para Flávio Reis Silva, empresário do ramo alimentício, “foi muito boa a reunião, que demonstrou uma preocupação com o governo municipal de se melhorar o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), o serviço da Vigilância Sanitária, além do apoio com referência ao comércio clandestino. Contamos e acreditamos que haverá uma melhora, ganhando com isso toda a população de Araguari”.

O Prefeito Marcos Coelho ressaltou a importância desse trabalho, como também de uma educação continuada da Vigilância Sanitária com a população em geral e com comerciantes: “É importante que toda a população também faça sua parte, adquirindo produtos de boa qualidade, que tenham procedência. Lembrem-se que sua saúde é muito importante!

A Vigilância Sanitária localiza-se na Secretaria Municipal de Saúde à R. Dr. Afrânio, 163, salas 23 e 24, telefone 3690-3140.

FOTOS:            ASCOM – Secretaria Municipal de Gabinete