Em entrevista coletiva, Marcos Coelho fala sobre decoração natalina e danos causados pelas chuvas

Uma coletiva com toda a imprensa araguarina e da região foi realizada nessa manhã, 11, no Gabinete do Prefeito, para tratar sobre a iluminação e decoração da cidade para o período natalino, como também apresentar um balanço das ocorrências e dos estragos provocados pelas chuvas nos últimos dias, mencionando as medidas a serem tomadas.

Estavam presentes o Presidente da CDL, Crystiano Ferreira Batista; o Comandante da 3ª Cia. do Corpo de Bombeiros, Capitão Fabrício Silva Araújo; o Procurador do Município, Leonardo de Oliveira; os Vereadores Levi Siqueira (PMDB), Wesley Lucas (PPS) e Maravilha (PMB), Secretários Municipais, dentre outras autoridade, imprensa local e regional, juntamente com o Prefeito Municipal, Marcos Coelho (PMDB).

O Comandante do Corpo de Bombeiros, Capitão Fabrício, num quadro comparativo entre as chuvas de 2016 e 2017, ressaltou que as chuvas desse ano foram mais pontuais. Após a chuva de segunda-feira passada, quando choveu 82 mm num intervalo de 1:20’, houve vários alagamentos e inundações. Capitão Fabrício destacou que a Corporação está articulada para dar todo suporte necessário nesse período, em que algumas regiões sofrem com mais alagamentos ou outros danos e estragos.

Dessa feita, o Prefeito Municipal ponderou que as fortes chuvas ocorridas no início da semana passada acabaram por mudar os rumos da decoração natalina. “Devido às dificuldades financeiras pelas quais o município está passando, e em função das fortes chuvas ocorridas na semana passada, optamos por mudar a iluminação natalina para iluminação permanente de LED,” comunicou Marcos Coelho, explicando ainda que o governo municipal não tem recebido os recursos do governo estadual, como a parte devida do ICMS, dentre outros. Além disso, uma das prioridades do governo tem sido o pagamento de seus quase 3 mil servidores, cujo salário movimentará a economia local nesse período de festas.

Leonardo de Oliveira justificou a situação em que o município se encontra, motivo pelo qual foi declarado em “SITUAÇÃO DE ALERTA”, conforme Decreto nº 168, de 6 de dezembro. Dessa maneira, todos os esforços possíveis serão envidados para se priorizar os recursos financeiros disponíveis nas ações de recuperação dos logradouros públicos danificados pelas chuvas de forma rápida.

A postura do governo Marcos Coelho é uma postura de seriedade, que prima pela legalidade, e sempre atendendo ao interesse público. Por isso, diante desse quadro em função das chuvas, e dos estragos por elas provocados, após avaliação das dificuldades financeiras e após definição do cancelamento do certame licitatório para iluminação natalina, optou para que houvesse uma compensação à cidade,” disse o Procurador do Município, justificando a iluminação de lâmpadas LED nas ruas centrais.

Os trechos que receberão a iluminação de LED, cuja Ordem de Serviço já foi assinada, e que começarão a partir do dia 16 de dezembro, fazem parte do Polígono Central, que contempla parte das ruas: Rua Rio Branco (entre R. Marciano Santos e R. Brasil Accioly), R. Marciano Santos (Av. Minas Gerais até Av. Cel. Theodolino), R. Rui Barbosa (Farid Nader até R. Dr. Afrânio), R. Rodolfo Paixão (Av. Cel. Theodolino até R. Jaime Gomes) R. Afonso Pena (Av. Cel. Theodolino até R. Jaime Gomes).

“A iluminação de LED faz a diferença, pois estará hoje, amanhã, no Natal, e posteriormente, sendo colocada em localidades de maior fluxo,” informou o Prefeito Municipal.

Sobre os estragos provocados pelas chuvas, começou hoje a operação tapa-buracos, devido ao estado caótico em que as ruas se encontram. O Secretário Jaime Battaglini e toda sua equipe estão empenhados para que sejam recuperadas as seguintes vias: Rua Cel. José Ferreira Alves, Av. Cel. Teodolino Pereira de Araújo, Av. Theodoreto Veloso de Carvalho, Rua Vereador Alaor Alves de Melo, Rua Marciano Santos, Av. Batalhão Mauá, atendendo todo o município.

Na zona rural, as áreas a serem trabalhadas por causa dos estragos causados pela chuva serão Estrada da Patrona, Estrada do Lago Azul, Estrada da Florestina e outras. As fortes correntezas danificaram a Ponte da Estrada do Barro Branco e Bueiro Triplo Tubular, no local denominado ‘Passagem do Zé Miranda’, na Patrona.

O Presidente da CDL, Crystiano Ferreira Batista, manifestou sua compreensão quanto à situação financeira que o governo municipal enfrenta no final de seu primeiro ano. “É compreensível que, ao final de um ano complicado, o governo não tenha recursos para tão importante iluminação pública, querida por toda a população nesse período de natal. Diante disso, estamos satisfeitos com a iluminação de LED, que trará mais tranqüilidade, mais segurança, mais claridade e visibilidade para os lojistas e clientes,” disse.

A postura adotada pelo governo municipal foi bem aceita também pelo Vereador Levi Siqueira, líder do governo, que falou em nome dos vereadores de base: “Temos entendimento que esse investimento a ser feito com a instalação das lâmpadas de LED será uma benfeitoria permanente no município, e que dá segurança ao comércio e aos munícipes não somente em dezembro, mas em janeiro, fevereiro, e em todos os meses do ano,” acentuou, acrescentando que é preciso também solucionar os problemas que as chuvas têm causado à cidade.

Haverá ainda outras ações para as festas de fim de ano. Estão agendados até agora os seguintes espetáculos: o “Janelas Cantantes”, que será realizado pelo IMEPAC – Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos, com o apoio da Prefeitura Municipal, no dia 16 de dezembro; e no dia 23 de dezembro, apresentação do grupo EMCANTAR, que acontecerá na Praça Getúlio Vargas.

O Palácio dos Ferroviários receberá a iluminação natalina, que está sendo realizada pelos servidores eletricistas Ronaldo Ribeiro Rosa, Vitor Hugo Alessi e Clóvis Salvador, com a previsão de término dia 17 de dezembro.

FOTO:       ASCOM – Secretaria Municipal de Gabinete