Em Brasília, comitiva araguarina busca recursos junto ao Ministro da Saúde

Nova UBS e aumento de repasse para a UPA são prioridades da atual gestão municipal

 

Uma comitiva de araguarinos, composta pela Prefeitura de Araguari representada pela Secretaria de Saúde, na pessoa da Dra.Marislene PulsenaNunes, Coordenadora da Atenção Primária, pelo IMEPAC – Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos - José Júlio Lafayette – Diretor Executivo e pela Santa Casa de Misericórdia, representada pela sua mantenedora, Dra. Daniela Debs, e pelo Diretor Clínico, Dr. Mauricio Braz da Silva Júnior, esteve na Capital Federal na tarde do dia 20 de junho em reunião com o Ministro da Saúde – Ricardo Barros.

Segundo informou a representante da Secretaria de Saúde, Dra. Marislene Pulsena Nunes, a reunião teve como pauta apresentar para o Ministro as necessidades da saúde de Araguari que estão paralisadas dentro do Ministério.

A reunião foi muito positiva; apresentamos as demandas que estão paralisadas como, por exemplo, a tentativa do aumento do Teto Mac.Precisamos de um acréscimo no Teto Mac. Precisamos das entidades e instituições que atendem pelo SUS, mas o valor pago atualmente não condiz com a quantidade de serviço prestado pelas contratualizadas. É preciso rever isso”, disse. 

José Júlio Lafayette – Diretor Executivo do IMEPAC – Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos,destacou que um dos pontos abordados na reunião foi a liberação de um recurso para a construção de uma nova UBS – Unidade Básica de Saúde.

Na reunião, também tivemos a oportunidade de solicitar junto ao Ministro Ricardo Barros a liberação dos recursos de uma UBS para que as obras possam ser iniciadas rapidamente. Solicitamos também a inserção de rede de internet em todas as unidades de saúde”, destacou José Júlio.

Outro ponto debatido durante a reunião, segundo o Diretor Executivo do IMEPAC, foi o aumento do repasse da habilitação e qualificação da UPA – Unidade de Pronto Atendimento de Araguari.“Solicitamos ao Ministro a liberação de um aumento no repasse da habilitação e qualificação da UPA de Araguari. Recentemente, foi publicada uma portaria autorizando um repasse no valor de R$175.000,00 mensais. Agora, vamos apresentar um novo projeto para que esse repasse seja triplicado nos próximos meses, oferecendo assim um atendimento ainda mais digno aos araguarinos”, frisou.

O Prefeito Marcos Coelho (PMDB) destacou que a união de esforços entre a Prefeitura, a Santa Casa de Misericórdia e o IMEPAC demonstra a força e o respeito que Araguari possui na busca de recursos nas esferas do Governo Federal.

Uma cidade do porte de Araguari necessita ter um grande respaldo no Governo Federal e a comitiva que esteve reunida com o Ministro Ricardo Barros possui esse respaldo. Unimos as forças da Prefeitura, da Santa Casa e do IMEPAC para buscarmos os recursos que tanto necessitamos. Uma das importantes conquistas desta reunião foi a aprovação do cadastramento do NASF e a liberação para o pagamento retroativo de seis equipes que atuam no município e que Araguari ainda não havia recebido esse recurso do Ministério da Saúde. Unindo forças, vamos oferecer uma saúde aos araguarinos que será exemplo para as cidades vizinhas”, finalizou o Prefeito.

 

NASF

O NASF é uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento que devem atuar de maneira integrada, apoiando os profissionais das Equipes de Saúde da Família, das Equipes de Atenção Básica para populações específicas, compartilhando as práticas e os saberes em saúde nos territórios sob responsabilidade destas equipes. 

Criado com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade, o NASF deve buscar contribuir para a integralidade do cuidado aos usuários do SUS, principalmente por intermédio da ampliação da clínica, auxiliando no aumento da capacidade de análise e de intervenção sobre problemas e necessidades de saúde, tanto em termos clínicos quanto sanitários e ambientais dentro dos territórios.

 

FOTOS:              ASCOM – Secretaria Municipal de Gabinete