Educação Cooperativista é tema de palestra em Araguari

Na noite desta terça-feira (09), foi realizado o Encontro Municipal de Educação Cooperativista no auditório do Sicoob Aracoop, que contou com a participação da palestrante Thais Leite, Coordenadora do Programa de Educação Cooperativa, e o Senhor Raphael Vinícius Rodrigues Alves de Faria, do setor de Comunicação e Marketing, o qual elencou orientações importantes a serem desenvolvidas nas unidades escolares este ano, cujo tema principal prioriza a Sustentabilidade nas escolas: A Escola como exemplo Sustentável para o seu bairro.

A Secretaria Municipal de Educação foi representada pela Diretora do Departamento Pedagógico, Rita de Cássia Peixoto e Ávila, e toda a sua equipe.
O Programa de Educação Cooperativa ancora-se na filosofia, nos princípios e nos valores do Cooperativismo conectados às competências e aos pilares da educação para o século XXI da UNESCO: Aprender a conhecer, aprender a ser, conviver e aprender a fazer.

O Programa resume-se em Educar para Cooperar, Cooperar para Crescer e Crescer para ser e ter, no sentido de projetar um futuro de paz, de liberdade, de visão crítica e de autonomia para os estudantes.

É desenhado e estruturado de forma contextualizada, interdisciplinar, articulada e progressiva em todas as áreas do conhecimento e nas escolas integrantes.
Os temas, as atividades e as práticas do Programa têm compromisso com a sustentabilidade da terra, natureza, família e da comunidade para assegurar uma aprendizagem significativa.

Como educadores, a nossa arte é construir pontes e estimular nossos estudantes a cruzá-las com alegria, a partir de suas formas de pensar e de suas próprias atitudes para entender o mundo. Assim, criaremos pensadores, cientistas e artistas que expressarão em seus trabalhos aquilo que aprenderam conosco. É um exercício de Cooperação como entendimento e transformação.

Segundo a Coordenadora do Programa de Educação Cooperativa, Thais Leite, a proposta é trabalhar com valores, sociais, emocionais, e intelectuais e dinâmicas atuais e pedagógicas com os alunos de 4º, 5º e 6º ano, onde os educadores conhecerão as metodologias e a escola receberá os materiais de apoio. A intenção se justifica pelo fato de já existir um trabalho sobre educação Cooperativista na cidade e, ainda, uma demanda de alunos com perfil alvo.

FOTOS: Secretaria Municipal de Educação