E.E. Eleonora Pierucetti celebra 53 anos com atividades de prevenção ao uso de drogas

A E.E. Eleonora Pierucetti, tradicional instituição de ensino de Araguari, celebrou no dia 06 de abril seu 53º aniversário. Como parte das suas comemorações, ofereceu aos alunos de 1º ao 5º ano uma semana de intensas atividades de prevenção ao uso e abuso de álcool, tabaco e outras drogas, desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas.

A convite da Diretora Leide Helena Pereira Rios, a Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas, por meio do Departamento de Prevenção, esteve presente na Escola nos dias 04, 05,06 e 07 de abril, no turno vespertino, com o “Projeto Caravana Viva Livre”.

Embora o tema ‘Prevenção ao uso de drogas’ possa muitas vezes parecer pesado e precoce para se trabalhar com crianças de 05 a 09 anos, as pesquisas mais atuais e respeitáveis nos mostram que, infelizmente, a dependência química atinge cada vez mais cedo a população”, destacou Leide Helena.

De acordo com o Presidente do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas – CONEAD, Dr. Aloísio Andrade, no estado de Minas Gerais 17% dos dependentes químicos estão na faixa etária de 05 a 11 anos.

Sendo assim, “é inegável que a escola seja um espaço privilegiado para o tratamento do assunto, pois o discernimento no uso de drogas está diretamente relacionado à formação e às vivências afetivas e sociais de crianças e jovens, inclusive no âmbito escolar” (Brasil, 1998, p271).

O “Projeto Caravana Viva Livre” trabalha a prevenção primária com o objetivo de evitar ou retardar o uso de drogas através de palestras, oficinas lúdico-pedagógicas, atividades esportivas e culturais.

Na E.E. Eleonora Pierucetti, o trabalho de prevenção foi oferecido com o Papo Legal, Pintura facial e parcerias com a Secretaria de Esportes e Juventude. Por meio das atividades que propiciam a valorização do esporte desenvolvidas pelo Educador Físico José Maurício, pelas oficinas de dança oferecidas pela CUFA e pelo trabalho com o Grupo de Capoeira Nova Era, desenvolvemos essa importante ação”, destacou o Secretário de Políticas Sobre Drogas, Ailton Oliveira de Souza.

FOTOS: Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas