Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza será neste sábado

Neste sábado, dia 13 de maio, em todos os postos de vacinação no país estará funcionando o Dia “D” de mobilização contra a gripe.

Em Araguari, todas as unidades irão funcionar de 8:00 às 17:00, inclusive Piracaíba e Contenda. As demais unidades da zona rural serão atendidas noutra data, a ser divulgada. Serão contemplados os grupos prioritários que o Ministério de Saúde preconizou, que são: crianças a partir de 6 meses a menores de 5 anos; adultos com mais de 60 anos; profissionais da área de saúde; professores das escolas municipais, estaduais e particulares que estão na ativa; pessoas maiores de 5 anos até 59 anos portadoras de doenças crônicas (levar comprovante médico); gestantes e mães até 45 dias após o parto.

Com a meta do Ministério da Saúde de que sejam vacinados pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários para a vacinação, a vacina contra gripe tem composição de 3 tipos de vírus: A/H1N1, A/H3N2 e influenza B, ou seja, é uma vacina trivalente.

Segundo Lúcia Hirono, Coordenadora de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Araguari, espera-se que sejam vacinadas em torno de 31 mil pessoas: “O esperado a ser vacinado durante a campanha, que começou em 17 de abril e se estenderá até 26 de maio, é de aproximadamente 31 mil pessoas, sendo que em torno de 11 mil pessoas já foram imunizadas em Araguari até o momento”.

CARTÃO DE VACINAS

É importante ressaltar que a vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças. Mas, o que muita gente não sabe é que o Cartão de Vacinas é um documento indispensável para crianças, adolescentes, adultos e também para idosos.

Lúcia Hironoexplica que a única forma de uma pessoa provar que está vacinada é por meio do cartão de vacinas.“A afirmação verbal não comprova que o indivíduo está imunizado, por isso, é imprescindível cuidar e zelar do cartão”, explica. Assim, a Coordenadora de Epidemiologia orienta as pessoas que levem o cartão de vacinas no Dia “D”: “Peço que as pessoas não se esqueçam de levar o cartão de vacinação. Como todo ano tem a campanha, é importante que ele seja usado, pois serve de controle para a própria pessoa, como também para auxílio numa consulta médica”.