Conselho Municipal de Esportes e Lazer entrega certificados de reconhecimento

O COMEL – ConselhoMunicipal de Esportes e Lazer, e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esportes e Juventude, entregaram o CRED – Certificado de Reconhecimento de Entidade Desportiva, para a Liga Araguarina de Futsal e Desportos, a Liga Araguarina de Futebol, Liga Desportiva Cultural Afrikpoeira– CUFAAraguari e para o Moto Clube Motocólatras, sendo estas as primeiras entidades a receberem o seu cadastramento e credenciamento pelo COMEL.

O Presidente do COMEL, Gilmar Cabral de Almeida, ao lado do Secretário de Esportes e Juventude, Sebastião Naves, entregaram os primeiros Certificados ao Presidente da LAF, João Batista Guimarães de Oliveira (Paca) e aos representantes da LAFS Braulino Martins, aos representantes da CUFA,Maluh Pereira e Zulu, e do Moto Clube Motocólatras,Neilton Resende.

A certificação é um marco para a legalização das entidades, sendo obrigatória para que as entidades possam pleitear recursos junto ao Poder Público Municipal. Para Cabral, "esta é uma demonstração clara que, enfim, a cidade possui um Conselho de Esportes, que foi criado em 2011 e oficializado em 2013, mas que só começou a funcionar verdadeiramente no final de 2016".

O COMEL hoje se encontra devidamente registrado junto ao Cartório de Ofícios e começou a realizar suas reuniões já com seu Regimento Interno Oficial e baixando suas Resoluções, a qual uma delas é a instituição do CRED, informou Cabral. Segundo o mesmo, em agosto deverá ser realizado o Primeiro Fórum Municipal de Esporte para a definição das Políticas Públicas voltadas para o Esporte e Lazer na visão das Entidades Desportivas do Município. Na oportunidade, todas as Entidades Desportivas estarão se credenciando junto ao Conselho para a sua devida regularização.

O Secretário de Esportes e Juventude, Sebastião Naves, disse "estar feliz em fazer parte deste momento marcante, quando o Conselho de Esportes e Lazer passa a ser um instrumento fundamental para alavancar o Esporte no município".

Sebastião Naves disse ainda que a cidade vem perdendo muito recursos pela falta de atuação do COMEL, pois nestes últimos anos foram mais de 500 mil reais que deixaram de entrar nos cofres do Município através do ICMS Esportivo do Estado. “Agora, com o pleno funcionamento do Conselho de Esportes e Lazer poderemos estar pontuando para que, no próximo ano, Araguari possa já receber recursos do Estado através do ICMS Esportivo”, finalizou o Secretário.

Segundo Cabral, o próximo passo do COMEL é a criação do Fundo Municipal de Esportes, já regulamentado no Regimento Interno, o que irá fomentar ainda mais o Esporte na cidade. “São iniciativas que iremos tomar em conjunto com o Secretário de Esportes, Sebastião Naves, para que Araguari comece a se transformar no que se refere às políticas públicas desportivas".

As reuniões ordinárias do COMEL acontecem sempre na última quarta-feira do mês, às 15:00, na sede da Liga Araguarina de Futebol,local gentilmente cedido pela entidade, por meio de seu Presidente, João Paca. A participação é livre.

O Prefeito Marcos Coelho (PMDB) salientou que a certificação e o funcionamento do Conselho Municipal de Esportes e Lazer é uma grande conquista: “O COMEL é uma conquista importante e cobrirá uma lacuna que ainda existia em nossa cidade, devendo tornar-se fórum privilegiado de análise, discussão e deliberação das prioridades de ações por parte do poder público na área de esportes e lazer”.

FOTOS:    SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTES