Conselheiros Tutelares mineiros recebem kits das mãos da Ministra dos Direitos Humanos

Na tarde desta sexta-feira (10), Driele Rúbia e Vera Arruda conselheiras do Conselho Tutelar, juntamente com o prefeito Marcos Coelho e a Secretária de Trabalho e Ação Social, recepcionaram a Ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois e o Deputado Federal Tenente Lúcio (PSB) para a cerimônia de entrega de 19 carros zero quilômetros que compõe os kits com equipamentos destinados aos conselhos tutelares de 19 municípios mineiros.

A solenidade aconteceu no Palácio dos Ferroviários, e contou com prefeitos, vereadores e secretários dos municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba agraciados com os Kits, além de secretários municipais e vereadores de Araguari.

"O trabalho dos Conselhos Tutelares é fundamental na proteção aos direitos e no desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes. Quero dizer para Araguari e para os demais municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba que este Ministério está sempre disposto ao auxílio e investimento para que possamos cuidar de nossas crianças, idosos, negros e homossexuais. Vamos voltar outras vezes, e tenho a certeza de que o cenário vai ter evoluído de forma positiva, com os novos kits", destacou a Ministra.

O kit a que se referiu a ministra é composto de cinco computadores, uma impressora, um carro zero quilómetro e um bebedouro. “Para nós é uma satisfação imensa e, com certeza, irá apoiar em muito o trabalho do nosso Conselho. Pois todos os conselheiros de Araguari não medem esforços para fazer um bom trabalho”, ressaltou Driele Rúbia,  conselheira tutelar.

A Secretária de Trabalho e Ação Social ressaltou que o novo carro fora adquirido através de recursos do governo federal, por meio de articulações entre o Prefeito Marcos Coelho e o Deputado Federal Tenente Lúcio; e que o veiculo chegou em boa hora, pois facilitará a atuação dos conselheiros no exercício de suas atividades.

É uma honra receber das mãos da Ministra LuislindaValois o kit destinado ao conselho tutelar de nossa cidade. E essa conquista se deu a partir de uma parceria muito importante entre a prefeitura de Araguari e o Deputado Tenente Lúcio, que sempre está à disposição do prefeito Marcos Coelho e de Araguari”, ressaltou Eunice Mendes – Secretária de Trabalho e Ação Social.

Durante a solenidade, o Prefeito Marcos Coelho destacou a relevância dos veículos para a melhoria do atendimento do conselho tutelar. “Essa entrega é um incentivo ao trabalho dos conselheiros tutelares, que têm a importante missão de defender nossas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Sabemos queo trabalho é árduo, mas é preciso que estejamos todos juntos: governo federal, estadual e municipal”, afirmou.

Já o Deputado Federal enfatizou a importância do trabalho dos conselheiros tutelares. “Conselhos de muitos municípios não possuem carro próprio e dependem que outro órgão empreste o veículo para que possam atender as ocorrências. Agora, eles não precisarão depender de outros setores para atender a população. Esse é um momento extremamente importante não só para Minas Gerais, mas para todo o Brasil. Nós temos que cuidar do nosso país, e esse cuidado se dá através da parceria dos três poderes e da sociedade civil. Quero agradecer imensamente a cada conselheiro e conselheira, principalmente pela coragem. Nós sabemos que um trabalho como esse requer muita coragem, pois é uma tarefa complexa. No entanto, a maior alegria que podemos ter é a garantia do que está no Estatuto da Criança e do Adolescente”, disse.

EQUIPAGEM:

Desenvolvido pela Secretaria Especial de Direitos Humanos, o Programa de Equipagem dos Conselhos Tutelares teve início no ano de 2012.

O prefeito Marcos Coelho ressaltou o apoio ao Conselho Tutelar dentro da política prioritária do governo municipal iniciado em janeiro deste ano.

Durante toda a campanha eleitoral, falamos e discutimos muito as parcerias com o Governo Federal, e o que estas representariam para a administração do município de Araguari. Hoje, estamos recebendo este kit e selando mais uma parceria com o governo federal através do Tenente Lúcio. Desta vez, para reestruturarmos o Conselho Tutelar; e, futuramente, teremos novas importantes ações como a de hoje”, disse o prefeito.

FOTOS: