Comitê de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti é implantado em Araguari

A Prefeitura de Araguari, por meio da Secretaria de Saúde de Araguari, com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria de Trabalho e Ação Social, reuniu-se com representantes da Vigilância Epidemiológica, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, do Exército, da Atenção Primária, de Presidentes de Bairros e de escolas, no dia de hoje, 31, para implantar o Comitê de Enfrentamento ao mosquitoAedes aegypti, transmissor da dengue, da Zika, da Chikungunya e da Febre Amarela, com o objetivo de intensificar o combate ao mosquito.

O Secretário de Saúde, João Batista Arantes da Silva, ressaltou a importância da participação da população, como um todo, como corresponsáveis, exercendo a cidadania.

Saúde é um direito de todos e dever do estado. E a equipe de saúde tem lutado muito para manter a cidade limpa. Foram realizados, desde o início do ano, 15 mutirões, extremamente necessários. Mas é preciso que a população participe mais efetivamente. (...) O trabalho que os agentes de saúde fizeram é excelente, mas precisamos intensificar esse trabalho, precisamos divulgar, porque a dengue, a Chikungunya, a Zika e a febre amarela são doenças de pobreza, de sujeira. Se não tivermos nossas casas limpas, não vamos ficar livres dos vírus, ” explanou o Secretário, acrescentando ainda que “Nós limpamos porque temos a responsabilidade de cuidar da saúde da população. Mas precisamos avisar a população que eles precisam cuidar de suas moradias. ”

O Secretário informou também que não somente em Araguari, mas em todo o país, a maioria da população foi imunizada. Mas há a possibilidade do vírus se multiplicar, pois ele tenta se manter vivo. Por isso, é essencial que toda a população fique em alerta, visto que o período das chuvas está chegando.

A enfermeira e Coordenadora de Vigilância em Saúde, Fernanda Abadia Vieira Felix, esclareceu que o município está cumprindo as metas, mas o Indicador 9 exige a implantação do Comitê de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika, com o objetivo de fortalecer a união entre os órgãos e a comunidade. “Com isso, serão também fortalecidas as ações e prevenções dessas doenças, além de que, estando em dia com o indicador, teremos verbas destinadas às mais ações de prevenção de outras doenças. Além de cumprir o indicador, estaremos mantendo a população sempre informada, ” finalizou a Coordenadora.

Para o Prefeito Marcos Coelho (PMDB), as ações são necessárias e urgentes: “É necessário agir de forma enérgica para preservar a qualidade de vida e a saúde dos araguarinos. Todos devem se sensibilizar e se unir na luta contra o mosquito Aedes aegypti, que deve ser diária”, disse o gestor. “E o compromisso é de todos nós – da Prefeitura, da Secretaria de Saúde, do governo e da comunidade, ” finalizou o Prefeito.

Vicente de Paula de Oliveira, Coordenador do Controle de Zoonoses, conclamou a presença e participação ativa de toda a população nessa ação de enfrentamento. “Agradecemos a presença de todos que atenderam a esse chamado, e que são nossos parceiros nas ações de enfrentamento ao mosquito vetor de doenças, como a Dengue, a Zika, a Chikungunya e a Febre Amarela”, declarou.

O Comitê de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya, Zika e Febra Amarela deverá conter outros segmentos representativos que serão convidados e, posteriormente, nomeados em Decreto, fazendo cronograma de reuniões para melhor programação de todos.

FOTO:                ASCOM – Secretaria Municipal de Gabinete