Com presença de ministra, Tenente Lúcio entrega veículos e equipamentos para Conselhos Tutelares Mineiros

Investimentos de emenda do parlamentar já beneficiaram 39 cidades e 41 conselhos tutelares

Os Conselhos Tutelares de 19 municípios mineiros vão receber nesta sexta-feira (10), um carro e equipamentos para auxiliar no trabalho realizado com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

O evento que será realizado em Araguari, contará com a presença da Ministra dos Direitos Humanos - Dra. Luislinda Valois. Também participarão do evento: prefeitos, vereadores e demais autoridades políticas de Minas Gerais.

Os recursos que somam o valor de R$ 2.460.000,00 (dois milhões, quatrocentos e sessenta mil reais) são oriundos de emenda individual nº 37680014 do deputado federal Tenente Lúcio que foi apresentada no Orçamento Geral da União de 2016. É a maior emenda individual do Brasil.

Na ocasião, serão entregues (5) cinco itens para equipagem de 19 municípios. Cada município receberá 01 Kit que é composto por: cinco computadores, um refrigerador, um bebedouro, uma impressora multifuncional, além de um carro zero quilômetro da marca Citroën AirCross.

Essa é segunda etapa de entrega, onde 19 municípios serão contemplados, dentre eles: Araguari, Arapuá, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Carneirinho, Frutal, Iraí de Minas, Itapagipe, João Pinheiro, Lagamar, Patrocínio, Perdizes, Planura, Prudente de Morais, Rio Paranaíba, Santa Juliana, Tupaciguara e Vazante.

Com os investimentos de emenda parlamentar, o deputado Tenente Lúcio já beneficiou 39 cidades e 41 conselhos tutelares.

A primeira etapa de entrega aconteceu em Dezembro do ano passado, na oportunidade 20 municípios mineiros receberam os kits de equipagem para os Conselhos. Com exceção de Uberlândia, que ao possuir três conselhos tutelares, foi beneficiada com três kits. Investimentos que estão garantindo avanços na qualidade dos serviços prestados à criança e adolescente de todo estado.

O deputado Tenente Lúcio destacou que o trabalho dos conselheiros tutelares é fundamental para garantir os direitos das crianças e adolescentes e que os veículos entregues auxiliarão no deslocamento e atendimento. “Conselhos de muitos municípios não possuem carro próprio e dependem que outro órgão empreste o veículo para que possam atender as ocorrências. Agora, eles não precisarão depender de outros setores para atender a população”, explica.

Ministra dos Direitos Humanos - Dra. Luislinda Valois

Filha de seu Luiz, um motorneiro de bonde e de dona Lindaura, uma passadeira e lavadeira e neta de escravo, sofreu ainda na infância o preconceito racial, circunstância que lhe inspirou a buscar a judicatura. Relata que um professor solicitou a compra de material de desenho, tendo o pai de Luislinda adquirido material precário. À vista do material, o professor teria dito: “Menina, deixe de estudar e vá aprender a fazer feijoada na casa dos brancos”. Ela chorou, mas teria lhe respondido que: “Vou é ser juíza e lhe prender”.

Estudou Teatro e Filosofia antes de se formar em Direito na Universidade Católica do Salvador. Foi procuradora-geral do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), hoje Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e mais tarde passou em primeiro lugar num concurso para a Advocacia-Geral da União (AGU).[4]

Tornou-se juíza, em 1984, adotando o uso de colares de candomblé em suas audiências. Foi autora da primeira sentença de condenação por racismo no país, em 1993. Criou, em 2003, o projeto "Balcão de Justiça e Cidadania", para resolução de conflitos em áreas pobres de Salvador.

Em 2009, publicou o livro O negro no século XXI. Em 2011, foi promovida, por antiguidade, a desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), aposentando-se alguns meses depois. No mesmo ano é premiada com a Camélia da Liberdade, em reconhecimento a personalidades que promovem ações de inclusão social de afrodescendentes.

Em 2013, entrou na carreira política, filiando-se ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

No Governo Michel Temer, foi indicada em junho de 2016 para ocupar a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, estrutura subordinada ao Ministério da Justiça, e atualmente é ministra dos Direitos Humanos. No dia 2 de fevereiro de 2017, foi anunciada ministra dos Direitos Humanos,tomando posse no cargo no dia seguinte. Ao longo da carreira, recebeu diversos prêmios, alguns relacionados aos projetos que criou.

Uma de suas falas mais emblemáticas cita a vontade de ver os negros se destacando no Brasil.

“Eu quero melhorar esta estrada, continuar este caminho para que muitos negros cheguem ao ápice das pirâmides dos três poderes da república. Eu quero ver negros desembargadores, ministros dos tribunais superiores, dentistas, procuradores, promotores, fisioterapeutas, enfim, quero negro com a vassoura e pano no chão, mas não somente com isso. Eu quero negro ajudando, colaborando, participando do desenvolvimento socioeconômico do Brasil que precisa tanto de nós"

Serviço:

O que: Entrega de 19 kits para Conselhos Tutelares de diversas cidades de Minas Gerais

Onde: Palácio dos Ferroviários (Praça Gaioso Neves, 129 – Centro - Prefeitura Municipal de Araguari - MG).

Quando: 10 de Março de 2017 - Sexta-feira – 14h