Com o plantio de Ipês, encerram-se ações ambientais do Programa Gira Sol em 2017

Cuidar do meio ambiente é tarefa de cada um de nós, todos os dias. Mas não é bem isso que acontece. Por esse motivo, as crianças devem ser orientadas quanto a essa necessidade, e realizar ações grandiosas de preservação ao meio ambiente, como o plantio de árvores. No futuro, elas mesmas poderão usufruir de um mundo melhor com essa prática educativa, que auxilia na formação de valores e da cidadania.” Com essas palavras, o Prefeito Marcos Coelho (PMDB) salientou o valor da ação do plantio de árvores, que aconteceu na tarde dessa quarta-feira, 6, na Fazenda Campo Alegre, região de Piçarrão.

Além de auxiliar na purificação e umidade do ar, prevenir o solo de erosões, produzir sombra e renovar o ar pela fotossíntese, a árvore traz outros valiosos benefícios ao planeta, motivo pelo qual inúmeras ações de plantio são frequentemente realizadas. Com base nessas premissas, a Secretaria de Educação, por meio do Programa de Educação Ambiental Gira Sol, levou crianças do 4º ano do Colégio Nacional para realizar o plantio de ipês roxos e brancos, doados pelo IEF – Instituto Estadual de Florestas.

A ação contou também com o apoio da Secretaria de Agricultura, do Ministério Público de Minas Gerais, do 4º Pelotão do Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário, da 3ª Cia. de Bombeiros Militar e do Vereador Maravilha (PMB).

A Fazenda Campo Alegre, do empresário Bruno Brandão Neto, sedia o projeto ASAS – Área de Soltura de Animais Silvestres, em parceria com o IEF. A Coordenadora de Pesquisa e Proteção à Fauna do IEF e veterinária Juliana Macedo Magnino explicou às crianças sobre o projeto, que viabiliza a soltura na natureza dos animais da fauna silvestre, dando vida e liberdade a estes espécimes que acabaram indevidamente em cativeiro.

O Subtenente Lucenildo Batista Alves, do Corpo de Bombeiros, ressaltou a união de todos os órgãos ligados ao meio ambiente que deram o suporte às crianças nessa atividade extraclasse. “Se hoje temos ainda alguma coisa do meio ambiente, é porque alguma coisa no passado foi feita. Então, temos que continuar fazendo para que, no futuro, o mundo seja cada vez melhor em relação ao meio ambiente e a nós mesmos,” relatou.

O Vereador vice-líder do governo, Warley Maravilha, que auxiliou durante todo o tempo no plantio ao lado das crianças, se manifestou renovado pela alegria do trabalho: “Participar do plantio de árvores vem de encontro à proposta de meu mandato, que é levar às novas gerações o desejo e a iniciativa de promover ações que irão resultar diretamente no meio ambiente, com a natureza. Estar nessa tarde em meio a todos os envolvidos, lutando pela preservação ambiental, é muito importante,” concluiu.

Ressaltou também o Secretário de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Agronegócio, Paulo Sérgio Guimarães de Brito, a importância de emparceirar nesta ação ambiental: “O grande desafio mundial hoje é produzir com sustentabilidade. A gente deve produzir e dar condições para que gerações futuras possam receber essa terra tão boa quanto nós recebemos.”

Durante os doze meses do ano, o Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Educação trabalha na conscientização e valorização do meio ambiente com estudantes do município. O Secretário Werley Macedo enalteceu a parceria constante com o Ministério Público, que muito tem apoiado todas as ações concernentes. “É sempre importante frisar as parcerias que nos dão total apoio para a realização de atividades do Projeto Gira Sol. Devemos continuar nessa linha de educar, que pode até custar caro e demorar, mas que dá resultados. É igual uma arvorezinha: a gente planta e ela cresce, mas deve ser regada todos os dias,” disse Werley Macedo,

A Promotora de Justiça, Dra. Lílian Tobias, sempre atenta às causas ambientais, juntou-se às crianças no plantio dos ipês, atestando a grandiosidade daquele gesto de por a mão na terra, literalmente, em defesa do meio ambiente: “É muito importante trazer as crianças para conhecer o que está sendo feito na Fazenda no tocante à preservação do meio ambiente. Elas estarem plantando é muito bom. Aqui, puderam ver também o cuidado com animais que sofreram maus tratos e que vão, quando prontos, retornar ao meio ambiente. O trabalho de conscientização não deve parar,” concluiu.

Em uma de suas últimas ações como Comandante do 4º Pelotão do Meio Ambiente, Ten. Ivanir Clementino de Brito demonstrou sua satisfação pela ação de crianças reflorestando a natureza. “Há uma degradação ambiental muito grande por parte do homem, do ser humano, que não respeita a natureza. É preciso promover o reflorestamento. A natureza tem que ser bem cuidada, bem tratada, não pode ser degradada. Plantando a semente nessas crianças, com certeza iremos colher um futuro melhor para todos nós,” externou-se, falando da gratidão de ter podido participar em 2017 de tantas ações de valoração ambiental, notadamente em parceria com o Programa Gira Sol e a Secretaria de Educação. Acrescentou que o Tenente Sérgio Quirino, também presente no evento, será o novo Comandante do 4º Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário, e que deverá retornar á Fazenda com os alunos e todos os parceiros em seis meses para acompanhamento do desenvolvimento das mudas plantadas.

FOTO:       ASCOM – Secretaria Municipal de Gabinete