Cirurgias Cardíacas – Santa Casa e Prefeitura assinam convênio para a realização de cirurgias em Araguari

A Prefeitura de Araguari e a Santa Casa de Misericórdia assinaram na manhã desta sexta-feira, 2, o convênio para realização de cirurgias cardíacas no município.

A solenidade de assinatura aconteceu na Sala de Eventos do Palácio dos Ferroviários e contou com um grande público presente, entre autoridades municipais, estaduais, cidadãos e pacientes que se encontram na fila para a realização deste procedimento, o qual acontecia no primeiro mandato do Prefeito Marcos Coelho, esteve paralisado na gestão anterior e será retomado agora.

De acordo com o Secretário de Saúde, João Batista Arantes, a retomada do serviço foi um dos compromissos de campanha do prefeito Marcos Coelho (PMDB). “O Prefeito Marcos Coelho, no mandato anterior, já havia realizado cirurgias cardíacas na Santa Casa, demonstrando o seu caráter empreendedor e a sua vontade de fazer com que o município seja progressista. E hoje, o Prefeito, com cinco meses de governo, retoma as cirurgias – um compromisso de campanha dele e do Vice-Prefeito Dr. Clayton”.

O Vereador Levi Siqueira (PMDB), líder do governo na Câmara Municipal, destacou, durante sua fala, a importância da retomada das realizações das cirurgias cardíacas em Araguari. “Representando a Câmara Municipal, nós entendemosque,iniciando o seu governo,o Prefeito Marcos Coelho, com apenas cinco meses, conseguiu fazer um choque de gestão para a cidade, trazendo muitos benefícios para o município e contando com importantes parcerias, como essa com a Santa Casa de Misericórdia e com o IMEPAC, pois acreditamos que nestes quatro anos essa administração fará um governo de muitas mudanças em prol da comunidade”, destacou o vereador.

A solenidade de assinatura também contou com a presença do Deputado Federal de Minas Gerais, Tenente Lúcio (PSB), que destacou a importância da cirurgia para as pessoas que estão há algum tempo na fila para o procedimento. “Muito me orgulha poder acompanhar uma administração como a que vem acontecendo aqui em Araguari; uma administração séria voltada para o povo da cidade. Tenho que dizer para as pessoas que estão nas filas que, aqui em Araguari, essa fila vai andar. Mandamos para Araguari R$500.000,00 que o gestor, Marcos Coelho, priorizou R$300.000,00 para as Cirurgias Cardíacas e R$200.000,00 para as Cirurgias de Cataratas. Estamos batalhando muito para que possamos dobrar essa emenda orçamentária para 2018, para que possamos prosseguir com a seriedade do Marcos Coelho e com o conhecimento do Dr. Clayton. É muito importante e iremos investir ainda mais na saúde de Araguari”, salientou o Deputado Federal.

O convênio assinado prevê um repasse de aproximadamente R$ 45 mil para custear duas cirurgias cardíacas ao mês. O paciente Vanderley Carlos do Nascimento, 61 anos, que é hipertenso, está a 1 ano e 2 meses na fila. Agora, na iminência de finalmente realizar a tão sonhada cirurgia, ele se sente feliz que o Prefeito Marcos Coelho irá retomar as cirurgias cardíacas na Santa Casa de Araguari. “Na Campanha, Marcão prometeu que ia fazer o convênio com a Santa Casa para voltar a fazer as cirurgias. Muita gente não acreditava, mas agora é realidade. Vai acontecer. Estou emocionado! ”, comentou o paciente.

Vanderley mencionou suas dificuldades também, ressaltando a esperança na decisão de Marcos Coelho: “Tenho pressão alta, tomo cinco tipos de remédios. Como o coração não consegue bombear o sangue, tenho que fazer a cirurgia. Tentei em São Paulo, e na Medicina, em Uberlândia, mas não deu certo. Agora, essa semana, recebi a notícia, e hoje estou aqui, vi tudo acontecer. Estou aguardando. Dentro de um mês, mais ou menos, eu acho que já estarei fazendo a cirurgia. Eu e minha família estamos contentes. E agora, tenho que conter a emoção! ”, finalizou.

A Santa Casa, representada pela Provedora Dr. Daniela Debs, destacou a determinação do Prefeito Marcos Coelho para a retomada das cirurgias, mesmo durante a crise financeira que o país vivencia, através de parcerias que só conseguem oferecer um serviço de qualidade e excelência. “Falar de cirurgia cardíaca em Araguari é muito mais do que falar de um convênio, é falar da realização de um sonho, que só foi possível através da determinação desta administração com o apoio dos Vereadores, que não pouparam esforços também para analisarem e aprovarem o projeto. Mesmo vivenciando uma grande crise, através das parcerias conseguimos mais uma vez oferecer aos araguarinos a concretização deste sonho, e ressalto que será em breve, bastando agora acertar apenas pequenos detalhes”.

O Vice-Prefeito Clayton Fernandes (PSB) destacou que a saúde de Araguari é o compromisso da administração e que através de grandes parcerias ela será destaque em Minas Gerais. “Tanto eu quanto o Marcos Coelho temos o compromisso com todos os araguarinos de fazer com que a saúde do nosso querido município seja uma saúde de excelência, e a assinatura deste convênio hoje é apenas um, dos muitos benefícios que traremos para Araguari”, destacou o Vice-Prefeito.

A assinatura do convênio para a realização das cirurgias cardíacas, realizada na manhã de hoje, aqui no Palácio dos Ferroviários, é uma grande conquista para todos os pacientes araguarinos que estão na fila esperando por esse procedimento. Como já falei e reafirmo agora, durante o meu primeiro mandato tivemos grande sucesso com esse procedimento, que não tem custos aos pacientes. Lutamos muito para essa conquista; temos hoje grandes parceiros para a saúde de Araguari, parceiros como o Tenente Lúcio, como oIMEPAC e como a Santa Casa, além de também contar com a experiência profissional do meu vice-prefeito, pois assim conseguiremos oferecer uma saúde digna para todos os araguarinos”, finalizou o Prefeito de Araguari, Marcos Coelho.

FOTO:       ASCOM – SECRETARIA DE GABINETE