Cejusc é instalado na comarca de Araguari

Em ato solene, no plenário do Tribunal do Júri de Araguari, o Tribunal de Justiça instalou na comarca o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc),

O Desembargador Saulo Versiani Penna – 3° Vice-Presidente do TJMG, representou a presidência da Corte Estadual e comandou o ato solene, ao lado da juíza Juliana Faleiro de Lacerda Ventura – Juízade Direito e Diretora do Foro de Araguari e do Prefeito de Araguari, Marcos Coelho (PMDB). O projeto do Cejusc, conforme definiu o desembargador em pronunciamento, é amplo e desafiador e proporcionará solução mais rápida de questões que poderiam se prolongar mediante a utilização de técnicas adequadas de mediação e/ou conciliação.

Trata-se”, acrescentou o magistrado, “de um espaço de atuação da sociedade, não somente por meio dos cidadãos integrantes do conflito, mas também dos diversos órgãos e organizações envolvidas na solução de problemas em sociedade”. A unidade inaugurada nesta manhã reuniu as principais autoridades municipais.

Dra. Juliana Faleiro de Lacerda Ventura, responsável pela coordenação do Cejusc na comarca, lembrou que a instalação segue o proposto pelo Novo Código de Processo Civil, que prevê a criação de meios alternativos para a solução de conflitos.

Esperamos que, com a criação do Centro, a agilidade na solução de processos e efetiva solução de conflitos seja facilitada. Na medida em que formos trabalhando e as pessoas perceberem o empenho para se colocar mais um instrumento à disposição dos jurisdicionados para a solução dos conflitos do dia a dia, acredito que os cidadãos araguarinos vão procurar esse tipo de serviço e ficarão muito satisfeitos com os resultados”.

O Prefeito Marcos Coelho ressaltou a importância da instalação deste Centro Judiciário no município. “O CEJUSC é um importante avanço para a justiça Araguarina e a Prefeitura é parte fundamental deste avanço por estar conveniada com o Tribunal de Justiça. São essas parcerias importantes por sempre pensarmos no bem comum de nossa população. Quando a sociedade conseguir, de forma pacífica, solucionar seus conflitos, com certeza a qualidade de vida ganhará um incremento poderoso. Esse Centro será, não tenho dúvidas, o grande vetor para a pacificação social”, destacou o Prefeito.

FOTOS: ASCOM – SECRETARIA DE GABINETE