Campanha de vacinação antirrábica será em agosto

No próximo mês, agosto, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Araguari organiza a Campanha Municipal de Vacinação contra a raiva animal, doses destinadas para cães e gatos acima de três meses de vida.

 

A imunização destes animais é essencial para a saúde pública, pois uma vez manifestada a incidência de raiva animal, passa a haver perigo real de contágio para o ser humano. A raiva é um vírus que pode ser transmitido dos animais contaminados para o homem e a taxa de mortalidade da doença – que atinge apenas os mamíferos – é de praticamente 100% dos casos.

 

Os principais transmissores são os animais silvestres, como morcegos, gambás, macacos, entre outros, que contaminam cachorros, gatos e o próprio ser humano, de forma acidental. O contágio é feito por meio de “troca” de secreções, pelo contato sanguíneo, ou mordida.

 

No caso da raiva canina, esta tem alguns tipos e fases, sendo incurável. Somente a vacinação prévia pode evitar a proliferação da doença. Os principais sintomas são o aparecimento repentino de agressividade do animal contaminado, salivação excessiva e paralisia, além de mudança de comportamento, tornando o animal mais quieto, cansado e bravo, que se “esconde” em locais escuros, além de ficarem agitados. Esta fase inicial tem duração aproximada de um a três dias, e os sintomas, após o período de incubação, pode variar de três a seis semanas”, explicou Maria Lúcia C. N. Hirono – Coordenadora de Epidemiologia da Secretaria de Saúde.

 

Segundo a agenda programada pela Vigilância Epidemiológica, a vacinação acontece em quatro etapas: dia 05, 12, 19 de agosto e 02 de setembro, das 08 às 17 horas. A campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos será realizada também no mesmo período na Zona Rural e nos seguintes postos: (Vide Tabela em anexo)

 

 

 

FOTO:       Divulgação