Câmara Regional das Secretarias de Agricultura é criada em Araguari

O auditório do Sicoob Aracoop foi palco ontem, 4, da primeira atividade do Encontro Regional para o Desenvolvimento da Fruticultura, evento promovido pela Prefeitura Municipal de Araguari, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Agronegócios. Após a apresentação do projeto de fomento e suas condições, foi realizada uma visita ao Viveiro Flora Brasil, onde os participantes foram esclarecidos quanto ao plantio e outras características da cultura do maracujá.

Com a presença de Secretários Municipais das cidades de Abadia dos Dourados, Araguari, Cascalho Rico, Estrela do Sul, Douradoquara, Indianópolis, Iraí de Minas e Monte Carmelo, produtores rurais, representantes do IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária, da EMATER – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, engenheiros agrônomos, Diretores do Sicoob Aracoop, da Ebba Britvic e do Viveiro Flora Brasil, o evento teve a proposta de viabilizar a volta da cultura do maracujá, cuja produção se reverterá para a indústria de sucos Ebba por meio de financiamento junto à Cooperativa de Crédito Sicoob Aracoop.

A proposta do Encontro Regional surgiu em conversa entre o Secretário de Agricultura, Paulo Sérgio Guimarães de Brito, e o Prefeito Municipal, Marcos Coelho de Carvalho (PMDB), numa tentativa de se buscar alternativas para o setor por meio de discussões de assuntos ligados ao meio rural, reunindo-se um grupo maior de envolvidos.

No Encontro Regional, ficou bastante claro o posicionamento da indústria – o que pretende fazer e até onde pretende ir em termos de valores a se pagar ao produtor nesse programa de fomento. As condições de custo do recurso para se fazer isso foram também discutidas pela instituição financeira. Agora, cada Secretário Municipal deverá tomar a decisão junto aos seus produtores. Esse era o objetivo – dar subsídio para uma tomada de decisão. Já antecipamos que a decisão de iniciar um plantio de maior volume para essa indústria é favorável. E vejo desta reunião de hoje o nascimento de uma Câmara Regional sobre Fruticultura para discutir assuntos relacionados à fruticultura e o surgimento de uma Câmara de Secretarias de Agricultura pra discutir assuntos relacionados ao agronegócio de uma forma conjunta,” comentou Paulo de Brito.

A discussão permanente, de forma regional e integrada, viabilizará solução de reais problemas encontrados nas diversas Secretarias de Agricultura participantes da Câmara, que contará com a colaboração e a experiência de todos os envolvidos.

Para Leandro Vinícius dos Santos, Supervisor de Compras da Britvic Ebba, a empresa incentiva o fomento na região, fornecendo benefícios e garantias para o agricultor; e, em contrapartida, terá a garantia do fornecimento do fruto. “Temos uma expectativa muito boa dessa parceria, que une indústria, empresas, órgãos públicos e financeiros, e que dá todo um suporte para os produtores, num raio relativamente grande – 450 km. Queremos cada vez mais aproximar a região, que tem potencial, que pode crescer, por isso estamos incentivando muito,” comentou.

É importante que os envolvidos com o meio rural da região possam discutir problemas em comum, encontrando alternativas de forma organizada. Por isso, pensamos que a união das Secretarias de Agricultura da região, trabalhando conjuntamente, e com uma proposta viável de cultura do maracujá, será o grande pontapé inicial desse projeto que pretende alavancar e desenvolver o setor na região,” justificou o Prefeito Municipal.

O experiente engenheiro agrônomo e empresário José Rafael Silva, mencionou a satisfação dessa parceria que acaba de ser criada. “Em mais de 30 anos, esse movimento nunca aconteceu. É a primeira vez que alguém tem a ideia de capitanear pessoas para revitalizar o maracujazeiro na região. Isso é muito importante, pois pode voltar a representar mais de R$ 150 milhões para a região. Parabenizamos a Prefeitura e o Secretário Paulo de Brito pela ideia, e que tenhamos prosseguimento nessa atuação,” manifestou o empresário.

FOTO:       Secretaria Municipal de Agricultura