Café com Educadores

A Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas realizou na manhã dessa quinta-feira (23), um café com Diretores das Escolas Estaduais e dos Centros Educacionais Municipais. Realizado na sede da própria Secretaria, teve o objetivo de abrir as portas da casa aos dirigentes educacionais e reafirmar parcerias na prevenção ao uso e abuso de drogas.

Atender às demandas sociais crescentes é um desafio que se coloca às escolas atualmente e, dos problemas que afligem pais e profissionais educadores, o uso de drogas é certamente o que mais assusta. Os PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais, que estabelecem referenciais para a renovação e reelaboração da proposta curricular no Brasil, destacam a escola como um espaço privilegiado para tratar da questão das drogas.

O trabalho da pasta de Políticas Sobre Drogas é o de oferecer suporte a esses educadores com o trabalho técnico e especializado, com a prevenção primária ao uso de drogas. “A prevenção primária objetiva evitar ou retardar o uso de drogas. Na escola traduz-se em um conjunto de ações educacionais a serem postas em prática, de maneira consistente desde a pré-escola, passando pelo fundamental até o ensino médio. Nosso trabalho junto aos educadores é o de plantar nas escolas a semente da prevenção ao uso de drogas. Semente que com certeza germinará e florescerá no seu tempo", relatou a Coordenadora do Departamento de Prevenção, Rosália Resende de Souza Santana.

O Secretário Municipal de Políticas Sobre Drogas, Ailton Oliveira Souza, se colocou como admirador do trabalho do educador, que não desiste de semear sonhos e esperanças mesmo nas adversidades e no solo árido. Ailton também se colocou parceiro dos Diretores, deixando toda estrutura da pasta à disposição das escolas, para que os projetos de prevenção cheguem até as mesmas com atividades diferenciadas, abordando de forma eficaz o tema ‘drogas’.

Durante o café oferecido às Diretoras Municipais, todas tiveram a oportunidade de conhecer as dependências do prédio da Secretaria e se informarem sobre os demais serviços prestados pela pasta.

FOTOS: Secretaria de Políticas sobre Drogas