Artesãos de Araguari participam da feira de artesanato ‘Mega Artesanal’

De acordo com o Portal Brasil, site do governo brasileiro, o artesanato movimenta R$ 50 bilhões por ano, motivo pelo qual tem incentivado o setor, valorizando o trabalhador e a empresa artesanal, apoiando ações como programas específicos, e feiras de artesanato.

Para o artesão do interior, participar de uma Feira de Artesanato Internacional é mais que a realização de um sonho – é a viabilidade de poder registrar e concretizar oportunidades únicas, não somente de aprendizagem como também de troca de experiências e informações.

Assim, um grupo de 45 artesãos e professores de arte foram a São Paulo participar da Mega Artesanal, a maior feira de artesanato da América Latina, que acontece uma vez ao ano. A viagem, organizada por Lucimar Cristina Naves Rodovalho, que é Coordenadora do Grupo de Artesãos de Araguari, contou com o apoio e a presença de Jean Laverdi, Presidente da FAEC – Fundação Araguarina de Educação e Cultura.

“Agradecemos muito ao Jean Laverdi, que tem apoiado e ajudado os artesãos como Araguari nunca viu. Os três dias em São Paulo nos proporcionaram uma vivência muito boa, muito gratificante. Tivemos contato direto com artesãos que a gente encontra no Youtube, nos canais, programas de TV, como Peter Paiva. Na Mega, você vê pessoalmente, tira dúvidas e troca ideias. É uma troca muito boa, um aprendizado maravilhoso”, comentou Lucimar Rodovalho, ainda ressaltando a oportunidade de reciclagem e de se fazer novas amizades.

Na Mega Artesanal, os artesãos de Araguari puderam visitar diversos expositores, fazer cursos e workshops gratuitos (bordado, pintura, arte com fita, cartonagem, biscuit e EVA, entre outros), conheceram novidades em produtos e técnicas, visualizando de uma forma mais abrangente até onde o artesanato pode chegar enquanto economia criativa.
Para o Presidente da FAEC, Jean Carlos Laverdi, é muito importante apoiar os artesãos araguarinos, contribuindo com uma nova estrutura, com motivação e entusiasmo para que o artesanato possa ser encarado com uma nova visão de negócio.

“Participar da Mega Artesanal com os artesãos de Araguari, algo que nunca aconteceu antes, nos faz ver que essa postura da FAEC, ao perceber a vontade das artesãs de participar de uma feira internacional, é a mais acertada. Araguari sai na frente, uma vez mais, com o artesanato”, ressaltou Jean Laverdi, da FAEC.
O Prefeito de Araguari, Marcos Coelho (PMDB), entendendo que o artesanato não faz parte apenas da renda familiar extra, valoriza e apoia as ações que visam desenvolvê-lo e estimulá-lo em Araguari.​