Araguari sediou workshop sobre segurança operacional ministrado pela INFRAERO

No último sábado, dia 05 de agosto, uma equipe da Infraero esteve em Araguari para repassar informações sobre a estruturação do espaço aéreo, regulamentação da aviação e orientações em geral sobre o setor. O workshop aconteceu na sede do Aeroporto e reuniu cerca de 20 participantes, tendo sido seu intuito orientar sobre pilotos que descumprem normas.

Traçar o plano de voo é uma medida obrigatória para os pilotos que decolam do aeródromo da cidade; no entanto, nem todos têm cumprido a determinação, o que tem acarretado riscos à segurança. Os pilotos que não fazem plano de voo em áreas obrigatórias correm o risco de serem interceptados e, também, de receberem multa aplicadas a este, e ainda para a aeronave.

Além disso, segundo o Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Desenvolvimento de Araguari, Júberson dos Santos Melo, já houve uma ocorrência em que a decolagem do aeródromo foi feita sem informar a torre de controle de Uberlândia. Na época, a aeronave de pequeno porte estava no espaço aéreo de um avião comercial que ia pousar na cidade vizinha.

O fato foi relatado pelos funcionários da Infraero durante o encontro e este foi um dos exemplos de reforço de que toda aeronave que decolar do aeródromo de Araguari precisa obrigatoriamente fazer o plano de voo.

FOTOS:              ASCOM – Secretaria Municipal de Gabinete