Araguari sediará a 1ª Conferência Municipal de Saúde

Com o objetivo de discutir problemas do município referentes à saúde, a Prefeitura Municipal de Araguari, por meio da Secretaria de Saúde, e o Conselho Municipal de Saúde realizarão duas importantes conferências municipais.

A 1ª Conferência Municipal de Saúde e Direitos da Mulher acontecerá na quinta-feira, dia 08 de junho, e terá como tema central “Saúde das mulheres: desafios para a integralidade com equidade”, que orientará as discussões nas distintas etapas de sua realização. O eixo principal da Conferência é “Implementação da Política Nacional de atenção integral à saúde das mulheres”, e os eixos temáticos são: 1. O papel do estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; 2. O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; 3. Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres; 4. Políticas públicas para as mulheres e a participação social.

A 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde acontecerá, por sua vez, na sexta-feira, dia 09 de junho, e seu tema central será “Vigilância em saúde: direito, conquistas e defesa de um SUS público de qualidade”. Com o eixo principal “Fortalecimento dos programas e ações de vigilância em saúde “, seus 8 eixos temáticos são: 1. Papel da vigilância em saúde na integralidade do cuidado individual e coletivo em toda a rede de atenção em saúde; 2. Acesso à integração das práticas e processos de trabalho das vigilâncias epidemiológicas, sanitária, em saúde ambiental e do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública; 3. Acesso à integração dos saberes e tecnologias das vigilâncias: epidemiológica, sanitária, em saúde ambiental, do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública; 4. Responsabilidades do Estado e dos governos com a Vigilância em Saúde; 5. Gestão de risco de estratégias para a identificação, planejamento, intervenção, regulação, ações intersetoriais, comunicação e monitoramento de riscos, doenças e agravos à população; 6. Monitoramento de vetores e de agentes causadores de doenças e agravos, inclusive as negligenciadas; 7. Implementação de políticas intersetoriais para promoção da saúde e redução de doenças e agravos, inclusive as negligenciadas; 8. Participação social no fortalecimento da Vigilância em Saúde.

“É importante a participação da população, pois será a comunidade que vai levar os problemas para que seja elaborado o documento com aquilo que a gente tem necessidade para o município”, comentou Eduardo Tadeu de Paula, Presidente do Conselho Municipal de Saúde, conclamando toda a sociedade para participar da Conferência Municipal de Saúde, que é extremamente importante para o bom funcionamento da gestão municipal pois, por meio dela, é possível avaliar a situação de saúde do município e propor diretrizes para a formulação da política de saúde.

Prevista na Lei nº 8142/90, a Conferência deve acontecer a cada quatro anos e contar com a representação dos vários segmentos sociais; seu produto expressará as necessidades de saúde daquela população e servirá de base para a construção do Plano Municipal de Saúde (PMS), para os planos e metas estaduais que, por sua vez, serão base para o plano e metas nacionais.

“Durante a Conferência, é elaborado um documento orientador por representantes da Comissão Organizadora, com base no eixo principal e nos eixos temáticos da Conferência, que é encaminhado por delegados, eleitos na Conferência para representar Araguari na Conferência Estadual. Na Conferência Estadual, são discutidos os mesmos temas, juntamente com os de outras cidades mineiras e, num documento único, suas propostas são encaminhadas para a Conferência Nacional, de onde se cria um documento que seria um norte para que o Ministério da Saúde possa, para o ano que vem, começar a discutir as necessidades dos municípios brasileiros na área da saúde”, esclareceu o Presidente do Conselho de Saúde, explicando as etapas para que um planejamento eficaz seja feito de forma ascendente, e com a participação do controle social.

A Conferência Municipal de Saúde e Direitos da Mulher, em especial, “deverá contar com 70% de presença de mulheres, sendo com paridade de representantes: 50% de usuários do SUS, da comunidade, 25% de trabalhadores e 25% gestores de Saúde e prestadores de serviço do município”, ressaltou Eduardo Tadeu.

Assim, toda a sociedade é conclamada a participar: juventude, população negra, catadores de materiais recicláveis, pessoas com deficiências, dentre outras, como também representantes de ONGs, entidades, instituições e personalidades com atuação de relevância em saúde e setores afins.

Para Clayton Fernandes, Vice-Prefeito, é extremamente necessário que o cidadão se inteire e participe da 1ª Conferência da Saúde. “As conferências são espaços fundamentais de participação popular efetiva, já que serão consideradas todas as reivindicações da comunidade, o que vai ressaltar na qualidade de vida da população”, afirmou.

É por meio da Conferência Municipal de Saúde que o gestor pode ouvir sua população de forma ampla e organizada. No uso de suas atribuições, o Prefeito Municipal de Araguari, Marcos Coelho de Carvalho (PMDB), convoca toda a população para participar desse significativo momento: ”Essa será uma grande reunião quando será discutida a saúde dos araguarinos, como também o sistema de saúde. Todos terão, na 1ª Conferência da Saúde, a oportunidade de apresentar sugestões e propostas para que o certo continue, que o errado seja transformado, e que o novo seja constituído. Por isso, convoco toda população araguarina participe e compartilhe desse importante momento”.

Serviço:

1ª Conferência Municipal de Saúde e Direitos da Mulher